Só 30% das MPEs que buscaram crédito em julho tiveram sucesso

Levantamento do Sebrae mostra que esse é o menor percentual desde agosto de 2022

Redação DC
12/Set/2023
  • btn-whatsapp

A obtenção de crédito continua a ser um dos principais problemas enfrentados pelos donos de pequenos negócios. Levantamento do Sebrae mostra que em julho somente três em cada dez empreendedores que buscaram empréstimos tiveram sucesso junto aos agentes financeiros. 

O resultado é o pior apresentado desde agosto de 2022, início da série histórica da pesquisa realizada pelo Sebrae conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é 10 pontos percentuais menor do que o apontado pelo levantamento anterior, de abril.

A queda no acesso ao crédito vai na contramão da procura dos empreendedores por empréstimos. De acordo com a pesquisa, entre abril e julho o número de empresários que buscaram crédito cresceu cinco pontos percentuais, saltando de 27% para 32%.

Décio Lima, presidente do Sebrae, diz que o governo, além de trabalhar para reduzir a taxa de juros, deve apoiar e estimular o surgimento de outros atores no sistema financeiro para ampliar e diversificar a oferta de crédito. 

"É preciso pensar no crédito para a micro e pequena empresa: o dono da padaria, aquela empresa do bairro. Não podemos imaginar que o dono de uma micro ou pequena empresa pode obter crédito com essas taxas de juros atuais", diz Lima.

INADIMPLÊNCIA

A pesquisa do Sebrae mostra ainda que, apesar do cenário adverso no acesso a crédito, a inadimplência das micro e pequenas empresas registrou queda no mês de julho. 

De acordo com o levantamento, 25% dos pequenos negócios estavam com dívidas em atraso no começo do semestre. O resultado é 2 pontos percentuais inferior ao verificado em janeiro, quando a proporção de pequenos negócios inadimplentes havia registrado alta.

Apesar desse movimento, em julho cresceu a proporção de pequenos negócios que têm 30% ou mais dos seus custos comprometidos por dívidas. Em abril, esse percentual era de 52% dos pequenos negócios. Já a pesquisa feita no começo do semestre mostrou que 56% das empresas estavam nessa situação.

INVESTIMENTOS

Pouco mais da metade dos pequenos negócios (51%) realizou investimentos nos últimos três meses. Segundo o Sebrae, o resultado é seis pontos percentuais melhor que o identificado em abril. 

O levantamento indica que os investimentos foram feitos principalmente em Máquinas e Equipamentos (26%), Instalações (9%) e Informática (7%).

 

IMAGEM: Freepik

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Confira como foi a festa dos 100 anos do DC