Santander prevê aumento de 23% no Ebitda do varejo no 3º trimestre
O segmento de moda tem as projeções mais otimistas, com a C&A em destaque com expectativa de um aumento de 11,6% nas vendas de mesma loja e de 53,8% nas margens brutas
Há boas notícias para o varejo brasileiro e elas vêm do Santander. O banco prevê em seu último relatório para investidores, publicado na terça-feira (15), aumento de 23% no Ebitda das empresas do varejo brasileiro listadas na bolsa para o terceiro trimestre deste ano. Resultado que fica em linha com o crescimento do ano passado para o mesmo período.
O crescimento esperado virá principalmente das boas expectativas dos resultados das varejistas de moda. Com C&A no destaque, e Renner e Guararapes (Riachuelo) também com bons resultados. Fora da moda, a Arcos Dourados (McDonald’s) e o Mercado Livre também estão na lista das empresas para ficar de olho. Pelo lado oposto, Petz e Carrefour podem ser as que vão decepcionar no terceiro trimestre.
No mundo da moda, a C&A lidera os bons resultados do setor. A expectativa é de um aumento de 11,6% nas vendas de mesma loja (SSS) e de 53,8% nas margens brutas na comparação com o mesmo período no ano anterior. A empresa reportou receita de R$ 1,5 bilhão no 3º trimestre de 2023 e, segundo o Santander, pode alcançar R$ 1,7 bilhão (+12,9%). O Ebitda, pode ir de R$ 204 milhões no mesmo período em 2023 para R$ 285 milhões neste ano (+40%). O lucro líquido deve crescer de R$ 46 milhões negativos no ano passado para R$ 17 milhões neste ano.
A Renner também deve ver sua receita para R$ 2,9 bilhões, de R$ 2,6 bi no terceiro trimestre no ano passado (+11,4%). O Ebitda deve crescer de R$ 195 milhões para R$ 356 milhões (+82,5%) e o lucro líquido fechar em R$ 235 milhões, contra R$ 172 milhões no ano passado (+36,6%).
Do mesmo segmento, a Riachuelo/Guararapes, também deve ter crescimento na receita no trimestre, segundo o Santander, de R$ 2 bilhões para R$ 2,2 bilhões (+8%). O Ebitda deve ficar em R$ 313 milhões, contra R$ 179 milhões no mesmo período do ano passado (+75,2%). E o prejuízo de R$ 71 milhões sairá para lucro de R$ 32 milhões.
Outro destaque para o período é o Grupo Mateus, maior rede supermercadista do Nordeste. A rede completa 38 anos em agosto deste ano e tem feito campanhas promocionais para impulsionar as vendas no período. Além disso o Santander vê o GMAT, que é a conta sobre lucro bruto e receita líquida para calcular a eficiência de uma empresa em gerar lucro com suas atividades principais, será mais positivo (foi de 21,9 no período em 2023 e 22,1 em 2022).
É esperado também aumento de 7,3% nas vendas de mesma loja na comparação anual, contra 2,9% do Assaí e 2,4% do Atacadão. A margem Ebitda também crescerá 0,7 ponto, chegando a 7,8% na comparação trimestral devido a maturação dos ganhos de algumas lojas. A receita deve fechar em R$ 8,3 bilhões, contra R$ 6,9 bilhões no terceiro trimestre ano passado (+20%). O Ebitda, em R$ 647 milhões, contra R$ 513 milhões (26,3%). O lucro líquido, em R$ 340 milhões, contra R$ 313 milhões (+8,7%).
O último destaque fica com a rede de academias Smartfit, que deve ter um aumento na receita da empresa nas principais operações comerciais de 29,5% ano a ano. Esse crescimento é atrelado às mais de 200 academias abertas no ano passado pela rede e o constante aumento da base de clientes. O Santander também espera um aumento no lucro e faturamento, que deve elevar a margem Ebitda a 32,2% (+2,2% ano a ano e em linha com o trimestre passado). O faturamento do trimestre deve fechar em R$ 1,4 bilhão, contra R$ 1 bilhão no mesmo período em 2023 (+29,5%). O Ebitda, em R$ 455 milhões, contra R$ 327 milhões (+39%). O lucro líquido, em R$ 132 milhões, contra R$ 94 milhões (+39,6%).
ATENÇÃO
Passados os destaques principais, o Santander também coloca o holofote em outras duas empresas que também devem apresentar crescimento no período, mas com ressalvas. A primeira é o McDonald’s, ou Arcos Dourados, que deve fechar o período com um aumento aproximado de 8% em vendas de mesma loja. Porém, os riscos de inflação podem diminuir as margens, levando a uma redução de 8% no Ebitda ano a ano e uma queda de 45% no lucro. A receita do McDonald’s deve fechar em R$ 1,1 bilhão neste trimestre, em linha com o mesmo período no ano passado. O Ebitda deve cair, de R$ 129 milhões em 2023 para R$ 119 milhões neste trimestre (-7,9%). O lucro líquido também deve cair, de R$ 60 milhões no ano passado para R$ 32 milhões neste ano (-45,9%).
O Mercado Livre também apresenta resultados mistos. O banco espanhol prevê um aumento de 35% nas vendas líquidas ano a ano, mas os grandes investimentos em logística (vai investir R$ 23 bilhões no Brasil somente neste ano) podem suprimir o resultado do Ebit, que pode cair 6%. Mesmo assim, os resultados deste ano parecem promissores e devem levar a um crescimento de 33% no lucro líquido ano a ano.
O Santander também apontou quem deve ter resultados negativos ou abaixo do esperado. Nesse grupo estão Petz e Carrefour. A varejista de produtos pets deve ter leve recuperação da margem bruta (+0,38% ano a ano). Todavia, o banco acredita que a lucratividade da empresa ainda será fraca. Além disso, os resultados frágeis da operação física podem impactar a margem Ebitda, levando a um crescimento estagnado ano a ano.
Já o Carrefour teve um aumento de 7,4% nas vendas de mesma loja no segundo trimestre deste ano que não deve se manter no terceiro. O Santander espera aumento bem menor, de 2,4% para o período. Além disso, o Carrefour Soluções Financeiras (CSF), divisão de serviços financeiros da empresa, pode ser impactado negativamente pela limitação no crédito rotativo, impactando diretamente o acesso ao crédito pelos consumidores.
PREÇO-ALVO
Com as expectativas em jogo, o Santander também divulgou novos preços-alvo para as ações das varejistas. Mesmo com os ótimos resultados, C&A (CEAB3) tem um preço-alvo de R$ 11,20 (atual de R$ 12,36, -9,39%).
Já Renner (LREN3) apresenta um preço-alvo de R$ 23,00 (atual de R$ 18,79, +22,41%). A Guararapes (GUAR3) tem preço-alvo de R$ 5,80 (atual de R$ 8,18, -29,10%). As ações do Grupo Mateus (GMAT3) têm preço-alvo de R$ 10,10 (atual de R$7,46, +35,39%). Smart Fit (SMFT3) ficou em R$ 32,00 de alvo (atual de R$ 23,29, +37,40%).
Para a Petz (PETZ3), o preço-alvo é de R$ 3,70 (atual é de R$ 4,95, -25,25%). No caso do Carrefour Brasil (CRFB3), o preço-alvo é de R$ 16,00 (atual de R$ 7,45, +114,77%). As ações da Arcos Dorados (ARCO US) têm preço-alvo de US$ 14,00 (atual de US$ 9,71, +44,18%). Por fim, o Mercado Libre (MELI US) tem preço-alvo de US$ 2.100,00 (atual de US$ 2.046,47, +2,62%).
IMAGEM: C&A/divulgação