Ri Happy vira ecossistema para engajar ainda mais clientes

Varejista vira hub de vendas, experiências e benefícios e prevê chegar a 1 milhão de cadastrados ao trabalhar junto a sellers com ferramentas como programas de fidelidade e Motor Promocional

Redação DC
23/Fev/2022
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Ri Happy vira ecossistema para engajar ainda mais clientes

A Ri Happy, que tem mais de 300 lojas e franquias espalhadas por todo o Brasil, registrou um aumento significativo em seus índices de frequência e engajamento de clientes após adotar soluções de um ecossistema digital, que busca diversificar produtos e conectar soluções de serviços do segmento infantil. 

O projeto, realizado em parceria com a Vertem, holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios, que estava previsto para implantação em 2020, agora colhe os resultados da criação de uma estratégia omnicanal para transformar-se em um hub de vendas, experiências e benefícios para a categoria.

O desafio, segundo Robledo Castro, diretor de transformação digital do Grupo Ri Happy, é estar presente nas várias jornadas do consumidor, que pode ir de uma simples lembrancinha a um "presentão" em cima da hora ou para uma data programada.

"O cliente vai definir o canal mais conveniente para ele em cada momento. Pode comprar o brinquedo on-line e pegar o presente na loja (pick-up) ou receber em casa quando tem um pouco mais de tempo", afirma. "Temos que oferecer opções para que o cliente possa sempre ser atendido conforme seu momento na jornada de compra”.

Atualmente, a marca conhecida por vender brinquedos, comercializa também produtos de cama, mesa e banho, itens esportivos, livros e artigos de papelaria, moda, produtos tecnológicos, além de móveis e acessórios. Ao todo, o ecossistema da Ri Happy já reúne centenas de sellers, e pretende crescer exponencialmente nos próximos anos.

Esse projeto prevê também a criação de um programa de fidelidade, Happy Mais, que disponibiliza ofertas, condições exclusivas, cashback e outros benefícios para os clientes que fazem parte do clube.

A intenção é atingir um milhão de participantes cadastrados nos próximos meses. Para se ter uma ideia, em um período de três meses, mais de 150 mil clientes cadastrados usufruíram do desconto de aniversário da empresa.

Entre as soluções implantadas pela Vertem para ampliar atuação da Ri Happy no canal digital está o Motor Promocional, que possibilita ao varejista fazer promoções omnichannel, vinculadas aos SKUs (itens de venda), mix de produtos, ticket médio e até à frequência de compra do consumidor. Também permite gerar ofertas hipercustomizadas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.

Além disso, oferece outras funcionalidades, como mecânicas por vigências, compra premiada, ações de sorteio e a possibilidade de conectar os clientes Ri Happy com bases externas.

Segundo Rodrigo Augusto Vieira, diretor de ecossistemas da Vertem, na implantação de um ecossistema digital um dos principais desafios é montar a estrutura organizacional e os processos para conseguir entregar o que o cliente almeja na velocidade esperada.

Muitas vezes, também é preciso transformar a cultura da empresa, eminentemente focada em agir como líder apenas de sua categoria, para que atue como uma plataforma de vendas digitais de diferentes tipos de mercadorias e serviços, tornando-se líder de um mercado muito mais amplo.

"Por meio dessa mudança, todas as necessidades do consumidor passam a fazer parte de seus objetivos. A Ri Happy vem passando por isso neste último ano com sucesso, mostrando que a construção de ecossistemas é uma estratégia de negócios que traz inúmeras oportunidades, acarretando na possibilidade de ótimos resultados", diz. 

 

IMAGEM: Divulgação

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