Renda maior e 'efeito Cacau Show' impulsionam as franquias de entretenimento

O faturamento do segmento foi o que mais avançou (16,6%) no ano passado, segundo balanço da ABF. O franchising com um todo cresceu 13,5% e faturou R$ 273,08 bilhões. Para 2025, projeção é de alta entre 8% e 10%

Karina Lignelli
05/Fev/2025
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Renda maior e 'efeito Cacau Show' impulsionam as franquias de entretenimento

Em 2024, o setor de franquias cresceu acima do projetado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF): 13,5%, com faturamento de R$ 273,08 bilhões. A projeção inicial, de 10%, foi ultrapassada com a ajuda de fatores como a recuperação do consumo, o mercado de trabalho aquecido e o aumento da massa salarial. Os dados são da pesquisa de desempenho anual do setor divulgada nesta quarta-feira (05/02). 

Nesse contexto, o segmento de franquias de Entretenimento e Lazer figurou pela primeira vez entre os que mais cresceram no ano passado (16,6%), ultrapassando, em faturamento, aqueles que normalmente têm ocupado as primeiras posições do ranking, como Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), e Alimentação - Food Service (16,1%) e Comércio e Distribuição (14,7%). 

Em entretenimento, redes como Zastras, Criamigos, Casa Lúdica e Ri Happy, entre outras, especializadas em brinquedos interativos e educativos, itens de recreação, como trampolins e pula-pulas, e até marcas de vending machines, segundo o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, faturaram juntas mais de R$ 3,25 bilhões. "As operações do segmento presentes em shoppings são o segundo maior motivo de visitação", disse, citando dados da Abrasce (associação do setor). 

Além dos fatores macroeconômicos, que segundo Moreira Leite levaram os consumidores a alocarem seus gastos "além das necessidades básicas", o desempenho também foi puxado pelo "efeito Cacau Show". Ou seja, a incursão da marca no segmento, com a compra do Playcenter, e de sua entrada no setor de hotelaria com um resort em Águas de Lindóia. E que, em 2024, ficou no topo do ranking das 50 maiores franquias do Brasil pelo terceiro ano consecutivo.  

"A Cacau Show, como maior franqueadora, operando as Playlands e criando e montando parques de diversões em parceria com outros operadores, tem levado as outras marcas a enxergarem mais oportunidades no segmento de Entretenimento e Lazer", completou André Friedheim, conselheiro da ABF e presidente do World Franchise Council (WFC).

No panorama geral, o franchising encerrou 2024 com 3,3 mil marcas que, somado ao movimento de ajustes, cresceu 0,9%, chegando a 197.709 unidades. Já a taxa de abertura de novas operações foi de 17,8%. Por outro lado, o volume de encerramentos foi de 6,4%, resultando em um saldo positivo de 11,7%. Já os repasses ficaram em 3,4%. 

Quanto aos empregos, o setor gerou 1.718.621 postos de trabalho, alta de 1% ante igual periodo de 2023. Segundo Moreira Leite, esse crescimento se deve à dificuldade na contratação e retenção de mão de obra, que é um dos grandes gargalos do varejo hoje. 

Para 2025, a projeção da ABF é de crescimento de 8% a 10%, com avanço médio de 2% nas redes, nas operações e nos empregos. Porém, para 2025, há alguns desafios, como a pressão inflacionária e alta da taxa Selic que, segundo o economista da ABF, André Galhardo, "deve seguramente atingir os 15%", dificultando o acesso ao crédito e ao consumo, e fazendo com que as redes de franchising foquem cada vez mais na redução de custos e eficiência.

NATURA ESTREIA ENTRE AS 50 MAIORES

Não tem jeito: com todos os investimentos em expansão em diversas frentes em 2024, a Cacau Show (Alimentação) se consolidou pela terceira vez como a franquia com mais unidades no Brasil: 4.216, uma alta de 10,6% ante igual período de 2023. 

O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) continuou na segunda posição, com 3.746 (1,5%). As duas marcas de origem brasileira, segundo o presidente da ABF Tom Moreira Leite, também são as maiores em seus segmentos no cenário do franchising mundial.

Marcas como McDonald's (3º, com 2.704 operações) e Colchões Ortobom (4º, com 2.387) mantiveram suas posições. Já a Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685. 

Entre as 10 mais, o destaque foi para a Odonto Company, com 1.577 operações (6º), AM/PM, que avançou do 8º para o 7º lugar, com 1.450, seguida por Óticas Carol, do 9º para o 8º, com 1.408. Duas marcas, ambas lojas de conveniência do segmento Alimentação, estrearam nesse grupo: BR Mania, do 11º para o 9º, com 1.310 unidades, e Shell Select, do 13º para o 10º, com 1.264 lojas e a segunda maior variação depois da Cacau Show (5,6%).   

No segundo bloco, a Chilli Beans subiu do 15º para o 12º lugar, com 1.236 operações (10,8%), a CVC, do 16º para o 13º, com 1.196 e o maior crescimento do grupo, com 15,2%. A Oggi Sorvetes (18º), com 1.109, cresceu 10,3%. O Bob’s subiu duas posições, da 19ª para a 17ª, com 1.018 operações (1,6%). O 19º lugar ficou com a primeira das cinco estreantes - a gigante Natura, que se associou à ABF em 2024 e aparece no ranking contando com 984 operações.

No terceiro bloco, do 21º ao 50º lugar, os destaques são a rede Chiquinho Sorvetes, que subiu do 23º para o 21º lugar, com 921 operações e variação positiva de 19,3%. A Lupo teve uma das maiores expansões do Top 50, subindo de 552 para 806 operações (46%). 

Já Kopenhagen, mesmo ficando no 25º lugar, teve variação positiva de 18%, passando de 672 para 793 operações. A Decor Colors também avançou bastante, da 42ª para a 34ª, e ficou entre as maiores variações positivas (36,3%). A Cresci e Perdi subiu dois lugares, de 41º para 39º, de 466 para 559 operações (20%). Outra estreante, ocupando o 37º lugar.

A Milky Moo Milkshakes, também estreado no ranking, em 42º, registrou, por sua vez, 54% de alta, de 337 para 518 operações, a segunda maior expansão do Top 50. A Chocolates Brasil Cacau subiu do 46ª para o 44ª lugar, com 469 lojas. O ranking se completa com duas estreantes de alto índice de variação positiva: em 46º lugar, a Lavateria (50%), subindo de 302 para 452 operações, e a Fini, em 50º, que subiu de 290 para 400 operações (37,9%).

Além das líderes já consolidadas no ranking, Tom Moreira Leite destacou outros movimentos relevantes de consumo de indulgências que puxaram o crescimento das chocolaterias, docerias e sorveterias e marcas especializadas em açaí - caso da Best Açaí, que estreou no ranking já no 37° lugar e registrou o maior crescimento (54,9%), aumentando de 370 para 573 operações. 

 

IMAGEM: Barra Shopping/divulgação

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