Queimando tudo: 7 dicas para preparar um bom saldão pós-Natal

Para faturar com a tradicional queima de estoque de início de ano, o empreendedor precisa se organizar e ficar atento para não errar na precificação dos produtos, segundo o Sebrae

Agência Sebrae
31/Dez/2024
  • btn-whatsapp
Queimando tudo: 7 dicas para preparar um bom saldão pós-Natal

Passado o Natal, o comércio em geral se prepara para as liquidações de início de ano, quando é hora de liberar o estoque e abrir espaço para os próximos meses. Mas é preciso ficar atento e escolher a melhor estratégia para conceder descontos e precificar os produtos durante as promoções. Conhecer os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes são iniciativas fundamentais nessa trajetória.

A seguir, confira algumas dicas do Sebrae para ajudar o empresário a se organizar durante esse período de queima de estoque e alavancar as vendas

RELAÇÃO DOS PRODUTOS - Separe os itens por categorias, de acordo com as vendas - as que tiveram mais ou menos saída no Natal, maior ou menor rentabilidade. Mas preste atenção: nem sempre os mais vendidos são os rentáveis e vice-versa. Essa análise é essencial para a apuração dos custos.

QUAL É O SEU PÚBLICO-ALVO - Ao planejar as promoções, defina qual é o seu público-alvo e defina estratégias para chegar até ele. É um passo importante para delimitar gastos com propaganda e marketing, que compõem a precificação dos produtos em promoção.

APURE OS CUSTOS DOS PRODUTOS - Esse cálculo inclui custo dos insumos, das compras dos produtos para revenda, da mão de obra, dos impostos e gastos operacionais, das comissões etc. A apuração correta desses custos será o ponto de partida para fazer os preços promocionais.

CAPACIDADE DE DESCONTO - A definição de um percentual de desconto dependerá de quais itens da composição da precificação deverão ser ajustados, sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

AJUSTE AS MARGENS DE LUCRO - Este é o único item dentro da composição de um preço de venda que se trabalha com expectativa. Ou seja, no momento da precificação, o empresário estima um percentual de lucro e ele pode ser variável, enquanto os demais componentes da precificação são repasses obrigatórios para a cobertura de custos e despesas.

FIQUE DE OLHO NO MERCADO - Deve fazer parte da estratégia dos pequenos negócios conhecer quem são seus concorrentes. Avalie o preço praticado por eles, como fazem promoções e isso dará uma boa noção de como decidir os preços dos seus produtos.

CRIE PACOTES DE PRODUTOS - Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por um preço único. 

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa