Que tal uma ajuda para calcular os impostos do Simples Nacional?

Escritórios de contabilidade disponibilizam calculadoras para o empresário descobrir se terá de recolher a mais ou a menos depois das mudanças no regime simplificado

Redação DC
12/Jan/2018
  • btn-whatsapp
Que tal uma ajuda para calcular os impostos do Simples Nacional?

O Simples Nacional passou por reformulações profundas, que terão impacto na rotina dos micro e pequenos empresários agora em 2018. A principal novidade do regime simplificado foi a reformulação das tabelas de alíquotas usadas para o cálculo do imposto a ser recolhido pelas empresas.

As alíquotas mudaram e foi definido um valor a ser deduzido do total recolhido pelo empresário. Além disso, gastos com folha de salário passaram a ter um peso importante - em especial para as empresas de serviços - no total de imposto a ser pago na versão 2018 do Simples Nacional.

Para auxiliar o empresário a fazer as contas e descobrir quanto terá de recolher mensalmente, alguns escritórios de contabilidade disponibilizaram calculadoras de impostos do Simples.

Uma delas foi criada pelo escritório online Contabilizei. Para utilizar a ferramenta, o empresário deve acessar o site do Contabilizei e preencher um campo com seu CNPJ, faturamento médio e folha salarial mensal da empresa.

Segundo o escritório, em poucos minutos o usuário do recurso fica sabendo de quanto será cada alíquota da empresa no próximo ano, e se ela vai mudar ou não de anexo.

"O Novo Simples terá um maior limite de faturamento, troca de alíquotas, mudanças nos anexos e outros pontos que podem confundir bastante os empresários. A ferramenta explica como essas mudanças realmente afetam as empresas, tudo sem complicação", comenta Vitor Torres, CEO da Contabilizei.

Calculadora semelhante possui o Fisconnect, outro prestador de serviços contábeis online.

O próprio Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – possui um simulador que auxilia o empresário a calcular o quanto irá recolher de imposto se estiver no Simples ou se for para o Lucro Presumido, podendo assim descobrir qual o regime mais vantajoso para ele.

De acordo com o Sebrae, atualmente cerca de 12 milhões de empresas fazem parte do Simples Nacional e, agora 2018, mais de 820 mil Micro e Pequenas Empresas (MPE) e 513 mil Microempreendedores Individuais (MEI) serão impactados pelas mudanças no regime.

LEIA MAIS: O Simples Nacional continuará vantajoso em 2018?

LEIA MAIS: Saiba o que muda no Simples Nacional em 2018

LEIA MAIS: Veja as mudanças do SImples Nacional que já estão valendo

LEIA MAIS: Confira quem poderá ser MEI em 2018... e quem será impedido

IMAGEM: Thinkstock

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas