Qual a origem do OXXO, mercadinho que dominou São Paulo?

A rede mexicana tem mais de 300 pontos espalhados pelo Estado e mantém uma estratégia agressiva de abrir uma unidade por dia no país

Marina Nascif
23/Jun/2023
  • btn-whatsapp
Qual a origem do OXXO, mercadinho que dominou São Paulo?

Quem mora ou trabalha na região central de São Paulo certamente notou a presença cada dia mais constante de lojas da OXXO. A rede de mercados tem chamado atenção por sua expansão agressiva no país, com média de abertura de uma loja por dia. Na América Latina, a rede tem aproximadamente 19 mil lojas. Em São Paulo, são mais de 300 pontos espalhados pelo Estado.

Na capital paulista, a OXXO focou em bairros de grande circulação, próximos de estações de metrô ou terminais de ônibus. Por enquanto, a maior concentração está na região central da cidade.

Essa rede de mercados pertence à empresa que se consolidou como a maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, a Fomento Económico Mexicano (Femsa), que abriu sua primeira loja OXXO em 1978, na cidade de Monterrey, no México. 

A varejista mexicana chegou ao Brasil em dezembro de 2020 a partir de uma parceria comercial estratégica entre Femsa e a brasileira do ramo de energia Raízen, joint venture batizada de Grupo Nós.

Embora pareça, a entrada da OXXO no Brasil não aconteceu de forma tão repentina. A Femsa expressava essa vontade desde 2011. A ideia era que as primeiras lojas começassem a ser inauguradas no país em, no máximo, cinco anos, mas o projeto não saiu do papel.

Apenas em agosto de 2019 a Femsa anunciou a parceria com a Raízen, que é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, dona dos postos Shell. Por R$ 561 milhões, os mexicanos adquiriram metade da divisão de conveniências da Raízen, que é responsável pelas lojas Select.

O crescimento acelerado da rede e o nome incomum aos brasileiros chegou a virar meme nas redes sociais. Oficialmente, a OXXO tem usado a pronúncia “Óquisso” no Brasil, e para fixar o nome tem feito campanhas usando mídias sociais e as fachadas das lojas.

O slogan na fachada das lojas busca explicar como se pronuncia OXXO - Óquisso -, nome que travou a língua dos brasileiros e gerou inúmeros memes nas redes sociais

 

Além da pronúncia, o que muita gente não sabe é o significado do nome da marca.  Segundo a empresa, os dois xises do nome são uma referência ao símbolo de porcentagem (%%), para trazer a ideia de preços baixos

CRESCIMENTO DO MERCADO DE PROXIMIDADE 

A estratégia OXXO se baseia em apostar no potencial do varejo de proximidade. Já consolidado, o modelo se encaixa no varejo estruturado e se apropria do espaço do varejo tradicional.

O relatório “Consumer Insights”, da consultoria Kantar, mostrou que desde 2019, enquanto os supermercados tiveram uma queda de participação no total do setor supermercadista, o faturamento das lojas de proximidade cresceu. 

Com cenário favorável, a OXXO alcançou números capazes de intrigar a concorrência. No primeiro trimestre de 2022, o Grupo Nós registrou receita de R$ 96,2 milhões, um crescimento de 179% comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com relatório trimestral da Femsa.

A pandemia também pode ter impulsionado o crescimento do varejo de proximidade. Um levantamento da Allis Field Marketing, realizado em 2021, mostrou uma alta de 20% na procura por mercados perto da moradia.

Por aqui, a empresa mexicana precisa enfrentar o Grupo Pão de Açúcar, que possui cerca de 241 lojas físicas das marcas Minuto Extra e Minuto Pão de Açúcar, e o Carrefour Brasil, com 145 lojas Express que seguem a mesma estratégia da OXXO, com mercadinhos próximos de lugares estratégicos, pequenos e essenciais.

Tentando escapar de mais desafios para expandir o negócio, a OXXO conta com terceirizados para distribuição de itens de hortifruti e padaria, buscando reduzir custos logísticos. O tamanho reduzido, que barateia o aluguel dos pontos, também ajuda a manter o crescimento sustentável.

 

IMAGENS: OXXO/divulgação 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais