Produção industrial caiu 0,7% em agosto, diz IBGE
A redução de ritmo foi registrada em 15 dos 26 ramos de atividades pesquisados. No ano, a indústria acumula alta de 9,2%
O recuo de 0,7% na produção industrial em agosto ante julho foi resultado de uma redução de ritmo em 15 dos 26 ramos pesquisados.
As principais influências negativas foram de outros produtos químicos (-6,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,1%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,3%).
Outras contribuições negativas relevantes partiram de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,0%), produtos de borracha e de material plástico (-1,1%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1,6%) e celulose, papel e produtos de papel (-0,8%).
Na direção oposta, entre as onze atividades com expansão, os destaques foram produtos alimentícios (2,1%), bebidas (7,6%) e indústrias extrativas (1,3%), embora também tenham ocorrido crescimentos relevantes em metalurgia (1,1%), produtos de madeira (3,0%) e produtos têxteis (2,1%).
IMAGEM: Thinkstock