Prefeitura de SP vai formalizar e capacitar camelôs
Atividades acontecerão no Teia Centro durante o mês de junho. Inscrições já estão abertas
A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para o curso gratuito “Meu Comércio de Rua”, que busca promover a formação em gestão de negócios para vendedores ambulantes da região central da cidade, preferencialmente domiciliados no município.
Serão realizadas duas turmas do curso, uma no período da manhã e outra no período da tarde, em junho deste ano, no Teia Centro. Os interessados podem se inscrever pelo site adesampa.com.br/cursos.
Por meio de exercícios práticos de gestão de negócios, os alunos terão acesso a ferramentas de educação financeira, inteligência emocional, estratégias de venda, precificação, negociação e inovação de produtos, incluindo orientações sobre formalização e regularização através do programa “Tô Legal” da Prefeitura.
“Nosso objetivo é fortalecer esses empreendedores, garantindo que tenham acesso a benefícios e direitos, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
O curso “Meu Comércio de Rua” é realizado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Cada turma do curso disponibilizará até 30 vagas, com emissão de certificado para os concluintes que participarem de, no mínimo, 75% da carga horária.
A venda de produtos e a prestação de serviços podem ser realizadas nas vias e logradouros públicos da cidade, desde que legais e previamente autorizadas. Desenvolvido para facilitar a vida do cidadão, o "Tô Legal!" é um sistema eletrônico para o requerimento e expedição de documentos, bem como para o pagamento de preços públicos correspondentes.
“A formalização desses trabalhadores impacta não só na melhoria da qualidade dos serviços, mas também na proteção e acesso a benefícios e direitos trabalhistas para essas pessoas”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.