Pix: o que deve mudar em 2022

Sistema do BC já é a segunda ferramenta preferida de pagamento dos brasileiros. Sem cronograma de lançamento, o órgão pretende implementar transações offline e internacionais, além de débito automático

Redação DC
23/Dez/2021
  • btn-whatsapp
Pix: o que deve mudar em 2022

Algumas funções das transações realizadas via Pix devem ser expandidas em 2022. O Banco Central planeja inovar e disponibilizar novos recursos que levarão o Pix para além das transações em território nacional.

Ainda sem um cronograma de lançamento, o órgão pretende implementar, por exemplo, transações offline, débito automático e transações internacionais no Pix.

Dessa foram, o Pix poderá realizar pagamentos automáticos de contas agendadas, como fatura de energia elétrica, água, telefone, entre outras.O órgão não informou detalhes sobre como funcionariam as transações offline, afinal para realizar a transação é necessário a conexão com a internet.

Com as transações internacionais, os usuários poderão comprar em lojas estrangeiras, além de enviar dinheiro para fora do Brasil, sendo pago utilizando o recurso.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos, três tecnologias veem sendo estudadas para a funcionalidade offline.

Outros comentários sugerem a possibilidade do Pix em forma de cartão por aproximação, como ocorre hoje em dia com cartões de débito e crédito. Bastará o cliente aproximar o celular da maquininha ou de outro dispositivo habilitado ao serviço.Com apenas um ano de funcionamento, completado em novembro, o Pix já se tornou um dos principais meios de pagamento dos brasileiros.

Em 2021, a ferramenta foi atualizada e recebeu novas funções, como o Pix Saque e Pix Troco. Entretanto, a praticidade do recurso também contribuiu para o aumento do número de golpes e fraudes sendo aplicadas através da ferramenta. Isso levou a implementação de limite máximo de transferências, principalmente durante o período noturno.

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Fev
Mar
Abr
IGP-M
1,1612
1,1477
1,1466
IGP-DI
1,1535
1,1557
1,1353
IPCA
1,1054
1,1130
1,1213
IPC-Fipe
1,1033
1,1096
1,1226