Parceria alavanca empreendedorismo feminino no franchising

ABF, CACB e CMEC realizam trabalho em conjunto para reforçar liderança das mulheres nos negócios

Redação DC
06/Out/2023
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Parceria alavanca empreendedorismo feminino no franchising

Com o objetivo de ampliar ainda mais a participação das mulheres no franchising, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de firmar parceria com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira.

De acordo com pesquisa da ABF, atualmente o setor de franquias brasileiro reúne mais de 184 mil operações, de 3 mil redes, com um faturamento que superou os R? 211 bilhões em 2022.

Outro levantamento, do Portal do Franchising revela que, entre as unidades franqueadas, 48% das pessoas que buscam franquias são mulheres. Presentes em quase todos os segmentos do franchising, somente 19% das empresas franqueadoras são lideradas por mulheres.

O franchising tem muitas histórias de empreendedorismo feminino de sucesso em segmentos como Alimentação, Educação, Moda, entre outros. Uma sensibilidade maior aliada à aptidão para lidar com pessoas, indispensável no setor, são habitualmente características associadas às mulheres, que têm um papel fundamental de liderança e de formadoras de novas líderes.

Empreendedora de sucesso e importante liderança feminina do franchising, Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, afirma que, ao estabelecer essa parceria com duas instituições representativas como o CMEC e a CACB, a associação reafirma seu compromisso e seu propósito em alavancar e valorizar o empreendedorismo e o empoderamento feminino. 

"Sabemos que empresas mais inclusivas e diversas são mais rentáveis e o setor de franquias, por meio dessa parceria, está ampliando sua contribuição nesse sentido."

Dados do CMEC indicam que existem mais de 650 conselhos da Mulher no Brasil. De acordo com a presidente da entidade, Ana Claudia Badra Cotait, a parceria com a ABF motivará mais mulheres a abrir e liderar seus negócios. "O CMEC atua em prol da mulher empreendedora e, em gerar oportunidades de liberdade financeira e gestão de negócios para elas. E ter a ABF conosco, como mais uma aliada para essas mulheres, é muito importante", destaca.

FOTO: Freepik

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