Os desafios do mercado online de vinhos no Brasil

Juntas, as empresas Wine e Evino representam 95% do mercado de vinhos online. Executivos do segmento debateram sobre como as plataformas virtuais podem impulsionar o mercado nacional

Redação DC
27/Set/2019
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Os desafios do mercado online de vinhos no Brasil

Os dois principais players da venda de vinho online no Brasil apresentaram as tendências e as perspectivas de crescimento do mercado no pais.

Juntas, as empresas Wine.com.br e Evino.com.br representam cerca de 95% do segmento. Na última quinta-feira (26/9), durante o evento Wine South America, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Rogério Salume, fundador da Wine.com.br e Ari Gorenstein, presidente da Evino.com.br, apontaram o baixo consumo per capita – de pouco mais de dois litros, segundo a Organização Internacional do Vinho (OIV), como uma oportunidade para que os canais online cresçam ainda mais nos próximos anos.

O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafas comercializadas via web, ficando atrás apenas da China e do Reino Unido. A mesa redonda Desafios, oportunidades e crescimento de mercado foi mediada pelo gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil, Diego Bertolini.

Confira os principais temas abordados na apresentação dos executivos durante a Wine South America:

Depoimento de Salume, da Wine.com.br, empresa com onze anos, 140 mil sócios e mais de 1 milhão de clientes, considerada a precursora deste modelo de negócio no país:

“Precisamos unir forças para ampliar o mercado de vinhos no Brasil. Estamos perdendo tempo se ficarmos brigando ao invés de nos unirmos para desenvolver este segmento. Os próximos anos tendem a ser melhores para a economia brasileira e o mercado de vinhos precisa estar preparado para este momento. Mas para isso devemos romper algumas barreiras que travam este crescimento, como a percepção de preço e custo benefício.

E-commerce é igual a logística. Uma das nossas principais expertises é a logística e distribuição, além de muita tecnologia para que a informação chegue no consumidor, que as plataformas de compra funcionem de forma adequada e possibilitem uma boa experiência. 

A primeira compra é fácil de ser conquistada, e onde muitas vezes dedicamos bastante energia. O mais difícil é fidelizar os clientes, fazer com que retornem para o site e para o aplicativo. Outro desafio é expandir para outros canais, seguindo o conceito Omni Channel, com maior variedade de canais e todos conectados de alguma forma. Já temos seis lojas no Brasil e o objetivo é chegarmos a cem.

Vamos fazer o simples, mas bem feito. Trabalhar para aumentar o consumo, incentivar novas plataformas e formas de compra. Temos um mercado gigantesco no Brasil, uma população de 211 milhões de habitantes e um potencial enorme para explorar”.

Gorenstein, da Evino.com.br, empresa com seis anos, 950 mil clientes, e com cerca de 1,3 milhões de downloads no aplicativo:

“As barreiras que precisamos romper vão desde o preço dos vinhos ou da percepção do custo x benefício, a dificuldade que muitas pessoas ainda têm com as ferramentas online e a percepção de dificuldade de acesso dos vinhos do Velho Mundo. O setor está fazendo o trabalho de forma correta, desmitificando, simplificando e de certa forma tirando o vinho do pedestal para fazer com que aumente o consumo no país.

Uma das principais premissas é a forma de comunicar, não usamos jargões ou palavras muito técnicas para que o cliente médio possa entender e ser atraído para a compra. O crescimento das vendas pelo aplicativo tem sido muito rápidas. Atualmente elas já chegam a 40% das comercializações da empresa. Temos percebido uma tendência de multicanais de venda e uma revisão do sortimento, com categorias como vinhos rosés, espumantes e orgânicos ganhando cada vez mais espaço nos portfólios.

Além do aquecimento da economia, precisamos estimular a cultura, a educação para para o vinho. O consumidor precisa ser impactado a toda hora, com ajuda dos canais de venda online e dos canais tradicionais.”

Importância do e-commerce no mercado brasileiro:

- Existem mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, dos quais 1,7 milhão faz compras regulares pela Internet. As vendas online cresceram 40% no último ano, segundo levantamento da empresa de marketing Wine Intelligence.

- O perfil do comprador online é jovem, com maior disposição a provar novidades, renda elevada e consome vinhos mais regularmente em comparação com os demais públicos.

- As fontes de informação mais utilizadas pelo consumidor online são aplicativos de vinho, sites de e-commerce e de produtores de vinho.

 

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