Número de multifranqueados avança para 87% das redes, afirma ABF
A entidade estima que existam 2.828 redes com multifranqueados, sendo 1.725 delas com multifranqueados multimarcas e 1.103 com multifranqueados monomarcas
A porcentagem de multifranqueados cresceu de 83% (2022) para 87% (2024) das redes, segundo a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entidade classifica como multifranqueado o empreendedor com duas ou mais operações de uma mesma marca ou de redes diferentes.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, essa tendência não só demonstra a confiança dos investidores no modelo de franchising, mas também fortalece o setor. “Os empresários buscam ampliar o portfólio e diluir riscos, apostando em marcas variadas e segmentos distintos”, afirmou.
Hoje, a absoluta maioria das redes franqueadoras (95%) permite que sua bandeira seja administrada por um empresário que franquie também outras marcas.
LEIA TAMBÉM: Multifranqueados: como fazer sucesso atuando em diferentes segmentos
A ABF estima que existam 2.828 redes com multifranqueados — 1.725 delas com multifranqueados multimarcas (empreendedores com operações de redes distintas) e 1.103 com multifranqueados monomarcas (administram mais de uma unidade da mesma marca). A entidade credita o crescimento desse universo a três fatores. O primeiro é que se trata de uma tendência internacional. O segundo é que os parceiros de negócios das redes estão mais maduros e experientes, com maior musculatura financeira. Por fim, a própria maturidade e robustez do setor de franquias no país.
Para a ABF, o aumento de multifranqueados multimarcas no Brasil pode trazer impactos significativos para a inovação dentro do franchising. Muitos desses empreendedores estão dispostos a testar novos mercados e experimentar estratégias de gestão em diferentes marcas, o que pode fomentar o desenvolvimento de práticas inovadoras. “O setor de franquias no Brasil está se aproximando cada vez mais de mercados maduros, como o dos Estados Unidos, onde conglomerados de franquias são comuns”, disse Leite.
Segundo Leite, a prática traz benefícios tanto para o franqueado quanto para a franqueadora. Para o empreendedor, a expansão como multifranqueado é um caminho natural, que permite rentabilizar o conhecimento adquirido na operação da franquia. Ao abrir novas unidades, ele dilui os custos de supervisão, aumenta a captura de valor e reduz os riscos, aproveitando sua experiência e domínio do modelo de negócios.
Já para a franqueadora, o multifranqueado representa um parceiro com elevada capacidade de gestão. “Ter multifranqueados na rede acelera o processo de expansão, pois são empreendedores já familiarizados com o negócio e com experiência no setor”, disse Leite. Além disso, o treinamento, suporte e acompanhamento necessários se tornam mais eficientes, uma vez que esses franqueados já conhecem bem a operação.
Ainda predominam multifranqueados que gerenciam de duas a quatro marcas (97%). Na sequência, há os que administram cinco a sete marcas (1,5%), oito a dez (0,5%) e acima de dez (1%).
Cristy Martins, diretora de Franqueados da entidade, e ela própria uma multifranqueada, diz que essa maior participação é impulsionada também pela maior profissionalização desses investidores. “Ao longo dos anos, vimos surgir multifranqueados que criaram grandes grupos para administrar dezenas de operações de franquias de uma ou mais marcas, o que demonstra também a confiança nesse modelo de negócios e a busca por diversificação de investimentos.”
IMAGEM: divulgação