Nubank compra Hyperplane, empresa de inteligência de dados
O banco informou que a aquisição vai permitir a implementação de modelos de aprendizagem profunda com utilização de IA. O valor do negócio não foi revelado
O Nubank comprou a Hyperplane, empresa de inteligência de dados sediada no Vale do Silício, por valor não informado. De acordo com a fintech, a compra ajudará na oferta de produtos e serviços personalizados para os clientes.
Criada em 2022 por Daniel Silva, Felipe Lamounier, Rohan Ramanath e Felipe Meneses, a Hyperplane ajuda na aplicação de modelos a bases de dados para oferecer serviços financeiros em larga escala. De acordo com o Nu, permite ainda a implementação de modelos de aprendizagem profunda com dados proprietários.
A plataforma da Hyperplane é uma espécie de central, que permite o treinamento de centenas de modelos de forma paralela. O Nubank afirma que a aquisição permitirá criar conexões amplas, em conjunto com as equipes da fintech que atuam com soluções que utilizam inteligência artificial.
"Nossos primeiros investimentos em IA, somados à impressionante infraestrutura e à talentosa equipe que a Hyperplane montou, vão acelerar nossa missão", diz em nota o cofundador e CEO do Nubank, David Vélez. "Consumidores em todo o mundo terão acesso não só aos melhores produtos financeiros, mas também receberão recomendações financeiras verdadeiramente personalizadas que os ajudarão a viver uma vida melhor."
O banco digital afirma ainda que a compra aumentará sua capacidade em aprendizado de máquina, a partir da infraestrutura existente e da integração entre as operações. "A tecnologia de IA da Hyperplane se integrará perfeitamente aos nossos sistemas, aprimorando nossa capacidade de analisar vastos conjuntos de dados e personalizar nossos serviços em um nível granular", diz o diretor de Tecnologia, Vitor Olivier.
IMAGEM: divulgação