No mês da Black Friday, varejo virtual cresceu 32,8%
Sozinha, a sexta-feira do evento representou 20,69% das vendas realizadas em novembro, de acordo com a Social Miner. O Sudeste concentrou o maior tráfego, representando 63,74% das visitas aos sites
O varejo digital faturou R$11,95 bilhões em novembro deste ano, representando um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período em 2018. Além disso, observando a variação no volume de vendas registradas no segundo semestre de 2019, novembro aparece no topo, com representatividade de 28,29%, sendo seguido por agosto, com 18,74%; setembro, com 18,19%; outubro, com 17,9%; e por fim julho, com 16,88%.
Os dados fazem parte do relatório da Black Friday 2019, da Social Miner, com foco na performance dos e-commerces. São mais de 41 milhões de cadastros, e o material conta ainda com as análises de companhias parceiras, como Compre&Confie, Anymarket, Vindi e Octadesk, e o apoio de Koncilia, Eive, Opinion Box e Nuvemshop.
Já a própria sexta-feira da Black Friday representou 20,69% das vendas realizadas em novembro, sendo que a representatividade média dos demais dias deste mês foi de 2,73%. No grande dia do evento, podemos identificar ainda que o primeiro pico de vendas aconteceu às 2h da madrugada e se manteve em alta até as 4h. A partir de então as conversões passaram a cair e só voltaram a crescer a partir das 9h, atingindo um novo pico ao meio dia, num volume que se manteve até o início da madrugada para sábado.
A pesquisa revela ainda que, das regiões brasileiras, o Sudeste concentrou o maior tráfego nos e-commerces no último mês, representando 63,74% das visitas aos sites. Em seguida, aparecem as regiões Sul e Nordeste, com 16,08% e 12,26%, respectivamente, enquanto o Centro-oeste, com 5,86%, e o Norte, com 2,06%, foram responsáveis pelos menores índices de tráfego.
Entre as categorias de destaque, o setor de Beleza teve o público dividido entre 86,83% dos consumidores que se declararam como do gênero feminino e 13,17% masculino. Já o segmento de Eletrônicos e Informática teve preferência dos homens, com representatividade de 95,33%, contra apenas 4,67% por mulheres.
O segmento de Multicategoria, por sua vez, registrou maior igualdade na distribuição de volume de vendas entre os gêneros: 54,12% para as mulheres e 45,88% para os homens; enquanto Moda e Acessórios teve 76,33% do público declarado como gênero feminino e 23,67%, masculino.
Apontado como relevante por 47,1% dos respondentes da Pesquisa de "Boca de Urna" para a Black Friday, lançada no final de outubro pela Social Miner e Opinion Box, o "valor do frete" saiu, em novembro de 2019, em média a R$ 17,90 para o consumidor, caindo 15,6% em relação ao mesmo período de 2018. Já o ticket médio subiu, com variação de 2,6%, de R? 455,60 em novembro de 2018, para R? 467,30 em 2019
E, se as mulheres tiveram maior representatividade no volume de pedidos realizados em novembro (57,3%), foram os homens os responsáveis por 53,7% dos ganhos alcançados pelo varejo virtual durante o mês, especialmente porque contaram com um ticket médio mais alto, de R?531,30, contra R?410,00 delas.
Por fim, segundo dados da base da Octadesk, em novembro de 2018, 66,31% dos consumidores optaram por buscar atendimento junto às empresas através do telefone, mas em 2019 esse número caiu para 43,33%, enquanto outros canais como e-mail e chat ganharam representatividade, passando de 22,26% para 34,87% e de 11,41% para 21,79% de um ano para o outro, respectivamente.