Monte seu e-commerce no Instagram

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) lista os primeiros passos para quem quer usar essa rede social como vitrine de produtos

Redação Facesp
22/Jan/2020
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As redes sociais são fundamentais para quem é varejista, principalmente quando falamos de visibilidade em um negócio. Uma das mais utilizadas, é o Instagram, que possuí diversos recursos para publicação como feed, stories, publicidade de post e até mesmo a possibilidade de montar uma loja virtual.

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Com ela é possível alcançar diversos públicos ao mesmo tempo, aumentando as chances de realizar vendas na internet. Além disso, o aplicativo permite a análise de engajamento dos seguidores, que pode ser usada como ferramenta estratégica pela empresa.

Se você nunca usou a ferramenta ou ainda tem dúvidas sobre ela, leia essas dicas sobre como criar uma conta, gerenciar e montar um perfil de vendas no Instagram preparadas pela equipe da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

 

CRIE UMA CONTA

Se você quer ter acesso ao Instagram, é preciso baixá-lo no celular. Entre na loja de aplicativos do seu celular e procure-o pelo nome, ele está disponível para aparelhos IOS, Android e Windows. O download é gratuito.

Para você começar a utilizar a rede social é necessário ter um perfil, então, crie uma conta. Na página de início clique em “Não tem uma conta? Cadastre-se”.

Depois disso serão pedidas algumas informações que irão compor sua conta, como e-mail, senha de acesso e também o seu usuário. Se atente muito a isso, afinal, esse será o nome utilizado para que as pessoas te encontrem.

Após a criação é necessário a configuração, por isso, não deixe de colocar uma foto, preencha a descrição e acrescente dados como, site, endereço e telefone. Esses dados poderão ser editados sempre que necessário.

 

ALTERE A MODALIDADE DO PERFIL

O Instagram criou uma categoria para pessoas notórias e empresas, assim, é possível fazer o monitoramento da conta e gerenciar os números de engajamento nas publicações ou até mesmo visualizar o número de visitantes na semana, por exemplo.

Através dessas ferramentas dentro da rede social é possível criar estratégias mais assertivas com o público-alvo.

Para alterar de um perfil normal para profissional basta entrar em “configurações” > “conta” > “mudar para conta profissional” > “empresa”, escolha a categoria na qual o seu negócio melhor se encaixa e por último clique em “avançar”.

Nessa etapa, é muito importante que você conecte a page do Facebook, é por meio dela que será possível fazer o anúncio de posts e também o gerenciamento da loja do Instagram.


ANUNCIE SEUS PRODUTOS NA ‘LOJA’

Neste passo é preciso criar um marketplace no Facebook, sem ele, você não conseguirá adicionar os produtos na página do Instagram. Inclua as mercadorias e os preços, é por meio dessas inclusões que o Instagram Shopping vai puxar as informações para as publicações.

Realizado esse passo, é necessário que o perfil do Instagram tenha no mínimo nove fotos no feed, até aí, nada que seja impossível. Mas atenção, após realizar os procedimentos, é obrigatório aguardar a liberação do recurso da loja. Em alguns casos, isso pode levar até 72 horas.

Se concedida autorização, você vai receber uma notificação da rede social, basta clicar nela e continuar com a configuração. Leia os passos que o próprio Instagram fornece e aceite os termos de vendas e as políticas para utilização do recurso.

Após a permissão, o aplicativo irá reconhecer os produtos que já estão cadastrados no Facebook, depois basta marcar os produtos em seus posts do Instagram.

Toda vez que você quiser incluir um produto, basta fazer o mesmo procedimento das inclusões, entrando no marketplace do Facebook.


UTILIZE LEGENDA E HASHTAG NAS PUBLICAÇÕES

Quando postar uma foto, lembre-se de sempre legendá-la. Seja criativo e recorra a frases que atraia o cliente, afinal, essa é sua vitrine virtual.

Procure usar fotos de qualidade e bem editadas, o próprio Instagram fornece filtros e recursos de edição. Também aposte nas hashtags, mas use as mais procuradas para os produtos que você vende, é possível encontrar um ranking delas no Google.

 

imgem: Pixabay

 

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