Mix de marcas presentes em shoppings aumentou 35% nos últimos dez anos
Estudo da Abrasce encontrou 25 mil marcas distintas presentes nos centros de compras, sendo que um terço é composto por franquias
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas, para mapear as marcas presentes nos shopping centers do Brasil. O levantamento, que abrangeu 98% dos 639 shoppings do país entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor.
O estudo identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não-franquias). Entre os principais pontos do estudo, destaca-se que em 2014, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, o número de marcas distintas era de 18,4 mil. Dez anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%, totalizando cerca de 25 mil marcas presentes em shoppings
A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos malls, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência com 3.825 mil marcas (15,4%) e Vestuário com 3.819 marcas (15,3%).
"Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers", comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais, o que evidencia a relevância do modelo dentro dos empreendimentos.
Distribuição das franquias - Dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade. Considerando uma marca por empreendimento, as franquias representam mais de 27% das lojas nos shopping centers em geral, distribuídas em 10 categorias principais.
O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, 9 são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
Em termos de representação de franquias nos empreendimentos, O Boticário lidera, estando presente em 76% dos shoppings em operação no país. Em seguida, destacam-se Cacau Show (71%), Chilli Beans (62%), Burger King (61%), McDonald's (58%), Lupo (55%), Espaço Laser (54%), Havaianas (52%), Hering (50%) e CVC (48%).
"O impacto das franquias é muito importante, representando 27% das lojas nos shoppings. Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, afirma Humai.
"Se considerarmos o mercado de franquias como um todo, não apenas associados da ABF, projetamos que a participação de franquias no mix dos shoppings chegue a 32%", diz Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
IMAGEM: Paulo Pampolin/DC