Menos da metade dos shoppings deu desconto aos lojistas na pandemia, revela ABF

A informação consta do primeiro mapeamento dos contratos de locação de franquias em shoppings realizado pela entidade

Redação DC
23/Mai/2022
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Um mapeamento nos contratos de locação de franquias instaladas em shoppings, realizado em abril pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que o custo médio de ocupação neste perfil de ponto comercial equivale a 14% do faturamento.

Foi identificado ainda que 55% das unidades não tiveram qualquer desconto concedido pelos shoppings durante o período de pandemia.

O estudo mostra que o IGP-M, indicador de inflação que acumula alta de 14,66% em 12 meses, é usado na correção de 99% dos contratos. Além disso, 75% dos shoppings pesquisados cobram luvas, 72% cobram aluguel percentual e, em média, o fundo de promoção equivale a 12% do aluguel.

Os contratos, em geral, têm prazo médio de 54 meses (32 meses no caso de quiosques).

No caso das mensalidades extras o panorama é mais diversificado, sendo que 44% dos shoppings cobram 13º aluguel, apenas 1% cobram 13º e 14º e 55% não cobram nenhum desses extras.

Em 2021, a ABF iniciou a construção de um banco de dados com foco na área imobiliária, começando pelas condições de locação em shoppings centers. O objetivo da entidade, além de ter um panorama mais acurado desta área, é entender melhor os desafios enfrentados nas negociações, permitindo o direcionamento de ações.

O Banco de Dados Imobiliário da ABF conta hoje com aproximadamente 150 marcas de franquia participantes, que possuem 350 lojas de shoppings cadastradas em todo o País.

“O Banco de Dados Imobiliário faz parte da estratégia de transformação digital da própria ABF. Por meio da inteligência de dados e de uma co-criação com nossos associados, queremos gerar cada vez mais valor e capacidade analítica para as franquias, auxiliando assim o desenvolvimento do setor. Além disso, à medida que mais marcas façam sua adesão ao projeto, teremos uma visão ainda mais ampla e profunda do panorama imobiliário do setor”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

 

IMAGEM: Freepik

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