Maioria do STF decide por manter Lula preso

A Segunda Turma do Supremo julga recurso do ex-presidente pedindo sua liberação

Agência Brasil
09/Mai/2018
  • btn-whatsapp
Maioria do STF decide por manter Lula preso

Lula continuará preso, levando em considerando os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisam recurso no qual o ex-presidente pede para ser solto.

O ministro Edson Fachin, que relata o processo, negou provimento ao recurso. Até às 19 horas desta quarta-feira, 9/05, dos cinco ministros que compõem a Segunda Turma do STF, Gilmar Mendes e Dias Toffoli acompanharam o voto do relator.

Faltam votar Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O julgamento, iniciado na última sexta-feira, 4/05, ocorre no plenário virtual, ambiente em que os ministros votam remotamente. O prazo para que seja concluída a análise do recurso termina amanhã, às 23h59.

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Na ordem de prisão, o magistrado disse que o trâmite do processo na segunda instância.

No recurso que está sendo julgado, a defesa de Lula rebate Moro, sustentando que o juiz não poderia ter executado a pena porque não houve esgotamento dos recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF), segunda instância da Justiça Federal.

Para os advogados, o entendimento atual do Supremo, que autoriza as prisões após segunda instância, deve ser aplicado somente após o trânsito em julgado no TRF4, o que não ocorreu, pois ainda se encontram pendentes de análise final a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário.

Os advogados também pedem que o ex-presidente possa aguardar em liberdade o fim de todos os recursos judiciais possíveis.

IMAGEM: Agência Brasil

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais