Lojas de shopping têm mais dificuldades para recuperar vendas

Estudo do Sebrae mostra que, enquanto os negócios instalados nas ruas acusam vendas 36% abaixo do normal, lojistas de shopping relatam queda de 50%

Redação DC
22/Set/2020
  • btn-whatsapp

Lojas instaladas dentro de shoppings populares ou em feiras estão com mais dificuldades para recuperar as vendas, segundo levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a FGV.

Pela pesquisa, que ouviu mais de 7,5 mil empresários em todo o país, lojas instaladas em shoppings relatam que as vendas ainda estão 50% abaixo do nível normal.

Por outro lado, as lojas de rua, em média, afirmam que a queda atual é de 36%. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de agosto.

No auge da pandemia, em abril, as empresas chegaram a relatar redução de 70% nas vendas, mas ao longo dos meses, à medida que a flexibilização da quarentena aumenta, as perdas começam a diminuir.

LEIA MAIS: Para reduzir gastos, lojistas de shopping migram para o comércio de rua

A recuperação mais lenta entre as empresas instaladas em shoppings e demais polos comerciais tem entre os motivos o receio do consumidor de se expor o coronavírus em locais de aglomeração. Além disso, os shoppings são obrigados a restringir o número de clientes durante a quarentena.

O levantamento mostra ainda que cresceu o número de empresas que voltaram a funcionar. Em julho, 76% dos negócios estavam operando, em agosto, eles subiram para 81%.

Mas 21% dos empresários ainda se encontravam, no período em que o estudo foi feito, em áreas com restrição parcial ou lockdown.

Pelo quinto mês consecutivo, houve melhora nos índices de queda do faturamento das empresas. No levantamento anterior, os empresários apontavam para uma queda média de 45%. Agora, informaram que faturamento caiu 40%.

 

IMAGEM: Divulgação/ Galeria Pagé

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Para Ricardo Nunes, melhorar a desigualdade só com investimento em diversas frentes

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes