Lançamento de livro sobre Alencar Burti atrai centenas
Eros Grau, ex-ministro do STF (à dir.), foi uma das personalidades presentes à noite de autógrafos de "Empreender é Viver", de autoria do jornalista Ricardo Viveiros, na Livraria da Vila
Mais de 500 pessoas compareceram à sessão de autógrafos do lançamento do livro "Empreender é Viver", do jornalista Ricardo Viveiros, que retrata a trajetória do empresário Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Facesp.
Também é membro de conselhos de mais de uma dezena de entidades empresariais, assistenciais e filantrópicas. Fundou a Fenabrave e teve gestão marcante na presidência do Sebrae paulista.
O evento ocorreu na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, na noite de segunda-feira (31/10). Na ocasião, autor e biografado autografaram juntos cada um dos exemplares adquiridos pelos presentes.
Entre as personalidades que marcaram presença estavam Eros Grau (ex-ministro do STF); Paulo Skaf (presidente da Fiesp-Ciesp); Luiza Trajano (presidente do Magazine Luiza); Luiz Carlos Trabuco (presidente do Bradesco); Chieko Aoki (presidente da rede internacional Blue Tree Hotéis); Márcio Shimomoto (presidente do Sescon); o ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho e a deputada Célia Leão (PSDB).
Representantes do governador Geraldo Alckmin, do ministro Gilberto Kassab, do presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Secovi-SP ,Flavio Amary, também cumprimentaram o autor do livro e o biografado.
O evento reuniu empresários, acadêmicos, líderes setoriais, políticos e personalidades de São Paulo e de várias cidades do interior.
Na definição de Viveiros, autor de 37 livros, entre biografias, reportagem, poesia, Burti é uma "rara unanimidade de bem querer" -o que explica a presença maciça de empresários destacados de diferentes ramos, além de executivos e funcionários das entidades que ele presidiu ao longo de sua carreira associativa.
LEIA MAIS: Aprender, empreender, liderar. Uma história inspiradora
Não foi uma tarefa fácil para Viveiros convencer Burti de que sua vida, transformada em livro, poderia servir de exemplo de dedicação ao empreendedorismo.
“Precisei de seis anos para convencê-lo de que ele seria um ótimo biografado. Ele relutou. Disse que é uma pessoa simples, modesta, que não teria uma boa história para contar”, diz Viveiros.
Não é o que vê no livro de 192 páginas, publicado pela Editora Gente, já nas prateleiras à venda por R$ 44,90.
“Empreender é viver” apresenta um personagem incansável, sensível e vitorioso, reconhecido também em casa, nas palavras de sua mulher, Norma Burti, com quem está casado desde 1959 e teve quatro filhos.
“O Alencar tem uma vida intensa, mas gostosa, sem rotina. É uma pessoa querida, sensível, singular”, afirma ela.
Foram oito meses de pesquisa e longas conversas com personagens que em algum momento desfrutaram da convivência com Alencar, tais como o ex-Ministro Delfim Netto, o ex-presidente do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, o ex-ministro do STF Eros Grau, e Ozires Silva, ex-Ministro da Infra-Estrutura.
“Alencar Burti é daquelas pessoas que a gente quer sempre ter por perto. Ele é o cara. Dono de um otimismo irreversível, está sempre pronto para estender-lhe a mão com um sorriso nos olhos”, afirma Romeu Chap Chap, uma das principais lideranças do setor imobiliário nacional, também presente à noite de autógrafos.
FOTOS: Newton Santos da Silva/Hype