Inteligência artificial é tema do 21º Congresso da Facesp

Encontro, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio em Águas de Lindóia, reúne representantes das associações comerciais do estado de São Paulo

Redação DC
16/Mai/2024
  • btn-whatsapp
Inteligência artificial é tema do 21º Congresso da Facesp

A 21ª edição do Congresso das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) tem como tema a inteligência artificial, tecnologia que começa a impactar o mundo dos negócios. Dentro desse espírito, o encontro, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio em Águas de Lindóia (SP), contou com ajuda de um convidado especial, o robô assistente Zig.

A abertura oficial do evento, realizada na quarta-feira (15), contabilizou 1.000 pessoas presentes. Na ocasião, foi assinado um Termo de Adesão da Facesp ao CDR Central de Rede com o objetivo de melhorar a infraestrutura da rede de associações comerciais paulistas para dar mais qualidade ao atendimento às empresas.

“Somos uma rede, temos que assumir compromissos acima daquilo que estamos acostumados. Uma rede como a nossa pode mudar o Brasil, uma rede liberal, associativa, sustentável, que quer mudança na política nacional”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp, na abertura do congresso.

A tragédia climática que acomete o Rio Grande do Sul também foi lembrada. Guilherme Afif Domingos, Secretário Estadual de Projetos Estratégicos do governo paulista, iniciou o seu discurso citando que em momentos difíceis como os vividos no Sul do país, os pequenos empresários mostram a sua força.

“Eles [os pequenos empresários] vão se levantar e quem vai reconstruir o Rio Grande do Sul serão esses empreendedores por meio de sua luta pela sobrevivência. Ser pequeno é sempre um recomeço e quem vai trabalhar para recuperar o estado é o pequeno. Essa é nossa homenagem ao empreendedor gaúcho”, disse Afif.

Também presente ao evento, Gilberto Kassab, Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, foi outro que destacou a força dos empreendedores. “O que nos une aqui é a causa do empreendedor. Trabalhamos por um país mais justo, um país onde os pequenos tenham mais oportunidades, e esse congresso é uma oportunidade para explorar a força dos pequenos negócios. Estamos aqui para levar para o Brasil, para os governos, a voz do empreendedor”, afirmou Kassab.

Por sua vez, Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), enfatizou a oportunidade de as equipes das diferentes associações comerciais paulistas trocarem experiências. “Que possamos aprender uns com os outros e que o congresso seja um momento de transformação e conhecimento”, disse Ordine.

A Rede Facesp é composta por 420 entidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo. O sistema associativista conta com cerca de 250 mil empreendedores associados, sendo a grande maioria pequenas e médias empresas.

ASSOCIATIVISMO FEMININO

Ana Claudia, presidente do CMEC, explicou que o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura está em fase de reestruturação para crescer

 

Nesta quinta-feira, 16/5, segundo dia do congresso, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), destacou que o conselho está em processo de expansão. “Estamos agora numa fase de reestruturação para o nosso crescimento. Criamos um plano de associativismo feminino, que consiste em trazer essas mulheres para perto das associações. Essa proposta agrega e muito as associações comerciais”, comentou Ana Claudia.

Recentemente, o CMEC lançou o concurso “Up starts” só para mulheres, com a proposta de incentivar e premiar mulheres que estão inovando por meio de negócios inteligentes. Em um mês, a ação recebeu 296 inscrições.

No estado de São Paulo são mais de 300 conselhos do CMEC e, no Brasil, está em 26 estados, incluindo o Distrito Federal.

O CONGRESSO

Diversas novidades foram preparadas para a 21ª edição do congresso, entre elas: games shows, com a distribuição de prêmios; um aplicativo exclusivo (que já pode ser baixado); palestrantes de sucesso; e uma programação especial - com diversas atrações e atividades, elaborada com o objetivo de compartilhar informação, capacitar e integrar os participantes.  

LEIA MAIS:

'Inteligência artificial é tão revolucionária quanto a criação da internet'

 

IMAGENS: Vinicius Cordeiro

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas