Influencers explicam como as redes sociais podem ajudar a vender mais

As influenciadoras Juliana Jorge, Nat Cury e Nathalia Gomes compartilharam dicas na Feira do Empreendedor do Sebrae

Rebeca Ribeiro
23/Out/2023
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Influencers explicam como as redes sociais podem ajudar a vender mais

As redes sociais precisam ser vistas pelos empreendedores como um meio de interação com os clientes. Por causa da enorme penetração no cotidiano das pessoas, elas se tornaram ferramentas importantes para divulgação de produtos, serviços, promoções e qualquer outra ação que a empresa pretenda fazer. 

Por isso, investir em conteúdos relevantes para os clientes é fundamental para quem deseja alavancar os negócios, como contam as influenciadoras Juliana Jorge, Nat Cury e Nathalia Gomes em palestra na Feira do Empreendedor do Sebrae, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro.

Também presente na Feira, Patrícia Chmielewski, Brand Strategist do TikTok, disse que para o empreendedor que deseja começar a postar seus próprios conteúdos, o primeiro passo é entender o comportamento do público da empresa nas redes: com quais canais das mídias digitais eles estão mais conectados, quais são os conteúdos relevantes para ele. 

“Em uma rede como o TikTok, é importante estar por dentro das trends, áudios virais, transições”, comentou Patrícia.

Foi justamente o que fez o jovem influencer Vitor Hugo Tomas Noia, sócio do Weknd Coffe bar. Responsável pelo perfil Vitor.Noia, que conta com mais de 20 mil seguidores, ele divulga dicas e informações sobre o seu bar de uma forma descontraída, pois é algo que seu público costuma consumir.

Um dos seus primeiros vídeos virais, que tem atualmente mais de 40 mil visualizações, apresenta motivos para os clientes comemorarem aniversário em seu bar. Feito em formato de reviews, estilo que costuma ter bastante visualizações na rede, o vídeo não contou com equipamentos profissionais, mas fez bombar as reservas em seu estabelecimento. 

“Sempre aparecem pessoas falando que conheceram o bar por meio do TikTok”, disse Noia durante a Feira do Empreendedor. 

Ele comenta que está sempre por dentro das novidades nas redes sociais, buscando entender o que seu público está consumindo, e que essa é umas das principais estratégias para seu perfil ter alcance crescente. “Hoje posso dizer que já entendo os conteúdos que trazem mais visualizações para as minhas redes.”

Também na Feira do Sebrae, a influencer Juliana Jorge explicou que é sempre interessante criar uma relação de confiança com o público. “É preciso passar a sensação de proximidade para construir uma relação com os seguidores. Essa proximidade é fundamental para que o público tenha confiança para adquirir determinado produto”, disse. 

Outra dica é trabalhar conteúdo dinâmico nas redes. Ninguém gosta de algo estático. “Um cliente criou um açougue on-line devido à pandemia e precisava divulgar isso nas redes sociais, então, em vez de postar só fotos das carnes, dei dicas de como o consumidor poderia tratar aquela carne, quais cortes poderia fazer”, comentou a influencer. 

CONTRATAR INFLUENCER

Claro que nem todo empreendedor tem a característica de Vitor Noia, que além de empresário tem o perfil e traquejo de influencer. Nesse caso, um caminho alternativo para o empreendedor que não se dá bem com as postagens em redes sociais, ou que quer algo mais profissional, é contratar micro influenciadores. 

É sempre possível fazer parcerias com pequenos influencers locais que divulgam conteúdos e aumentam a visibilidade da empresa no bairro e nas regiões próximas, atraindo consumidores.

Nesse caso, Juliana Jorge comenta que é importante contratar influencers que tenham relação com a empresa e os produtos que ela vende. Caso contrário, a propaganda errada pode acabar afastando as pessoas.

Portanto, vale reforçar que o primeiro passo é o empreendedor ter clareza sobre o seu objetivo naquela mídia digital - se ele quer levar visibilidade a sua marca, ou quer atrair mais compradores -, além de saber o que o seu público gosta de consumir nas redes, para então mostrar que o seu produto atende à necessidade do cliente.

 

IMAGEM: Rebeca Ribeiro/DC

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