Inflação pode fazer ceia de final de ano minguar novamente

Cenário pode repetir 2020, segundo a Kantar, quando a maioria dos brasileiros optou por combinar alimentos da época com opções regularmente encontradas no mercado, como frango e linguiça

Redação DC
05/Nov/2021
  • btn-whatsapp
Inflação pode fazer ceia de final de ano minguar novamente

Com o avanço da vacinação, os consumidores brasileiros já planejam comemorações de final de ano maiores. Entretanto, mesmo com um número maior de pessoas sentadas à mesa, a expectativa de empresários e comerciantes de retomar o cenário de vendas pré-pandemia terá de lidar com os efeitos da inflação, redução de poder de consumo e também a disparidade cambial, que segundo especialistas, não devem mudar até o final do ano.

Em 2020, a pandemia afetou as festas de final de ano, caracterizadas por pratos sazonais e trocas de presentes. De acordo com estudo da Kantar, apenas 7,3% dos consumidores compraram exclusivamente proteínas comemorativas para a ceia, enquanto no mesmo período de 2019 esse índice foi de 15,7%.

A maioria (56,2%) optou por combinar alimentos da época com opções regularmente encontradas no mercado, como frango, linguiça, bovinos, peixes e frutos do mar.

De forma geral, as aves comemorativas foram as mais usadas no último Natal (63,5% em volume), sendo escolhidas principalmente pelas classes A e B (39,9%). O pernil, por sua vez, foi a proteína mais comprada no Ano Novo (42,2%), também em maior número pelas classes A e B (37,5% em volume).

Neste ano, a expectativa é que o cenário visto em 2020 não se repita por completo. A inflação, no entanto, pode fazer com que a tendência de misturar as proteínas servidas na ceia se repita, segundo a consultoria.

A desvalorização do salário real é preocupante, na opinião de Márcio Machado, especialista em consumo e sócio da Shopper2be. A expectativa é de compras menores, com gastos contidos em relação a 2018 e 2019, quando ainda não havia os efeitos da pandemia. A comercialização do dólar acima de R$ 5 encarece o preço de produtos importantes para o varejo nesse período do ano, como, por exemplo, celulares e outros eletrônicos importados.

Ainda assim, Machado destaca que em geral, o comércio irá investir na data tendo em vista que muitas lojas já estão decoradas e vendendo itens típicos natalino pegando carona com o evento da Black Friday.

"Esse comportamento, certamente, pode ser modificado com a presença física (dos consumidores) nos estabelecimentos e com o sentimento saudosista que o consumidor está. Para muitos, fica difícil não se deixar levar por esse clima festivo", diz.

 

FOTO: Pixabay

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas