Indicador da Cielo mostra alta de 6,3% nas vendas de Dia das Mães

A maior parte das vendas para a data envolveu itens de vestuário, livraria, ótica e joalheria

Redação DC
13/Mai/2025
  • btn-whatsapp
Indicador da Cielo mostra alta de 6,3% nas vendas de Dia das Mães

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 5 e 11 de maio, cresceram 6,3% neste ano na comparação com igual período do ano passado. O e-commerce teve alta de 11,8% enquanto o varejo físico cresceu 5,7%.

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

Todos os segmentos dos chamados setores presenteáveis apresentaram crescimento, com destaque para Vestuário e Artigos Esportivos (+6,4%), Livrarias, Papelarias e afins (+4,0%) e Óticas e Joalherias (+3,4%).

Outros setores que se relacionam indiretamente com a data comemorativa também registraram alta no período analisado, tais como Recreação e Lazer (+9,1%), Drogarias e Farmácias (+8,8%), Supermercados e Hipermercados (+6,8%) e Bares e Restaurantes (+4,7%).

“Assim como observado no ano passado, quando as vendas para o Dia das Mães saltaram 6,8% em relação a 2023, a data comemorativa voltou a apresentar desempenho positivo. É um sinal de sua importância para o Varejo brasileiro”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. "Vestuário e Artigos Esportivos, segmento presenteável de alta correlação com o evento, se recuperou e apresentou um dos resultados mais expressivos.”

Por regiões

Levando-se em conta o Varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões em relação ao ano passado. O Norte registrou alta de 7,6%. Na sequência, aparecem Sul (6,2%), Sudeste (+5,8%), Centro-Oeste (+5,0%) e Nordeste (+4,6%).

Em todas as unidades federativas o faturamento subiu, com destaque para Amazonas e Minas Gerais, com crescimento de 7,2% e 6,9%, respectivamente. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul (+6,2%), Pará (+6,1%), Santa Catarina (+6,0%), São Paulo (+5,7%), Rio de Janeiro (+5,5%) e Distrito Federal (+5,1%) com as maiores variações positivas.

 

IMAGEM: Reinaldo Canato/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Colunistas