Higiene e atendimento importam mais que preço para cliente de restaurante
Pesquisa da Abrasel, em parceria com o Sebrae, aponta ainda que 66,3% dos brasileiros frequentam bares e restaurantes de duas a cinco vezes por mês
Limpeza, bom atendimento e ambiente agradável são os diferenciais que mais pesam para o consumidor quando da escolha de um bar ou restaurante. Esses itens, segundo estudo, têm mais importância do que preço e qualidade dos pratos oferecidos.
O estudo em questão foi feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Foram entrevistadas 6.351 pessoas de todas as regiões do país entre os dias 29 de abril e 24 de maio deste ano.
Do total da amostra, 32,4% apontaram a higiene e a limpeza das instalações como fatores decisivos para a escolha do estabelecimento onde pretendem consumir. Em seguida aparece a cordialidade, atenção e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%)
Só então aparecem as opções comida gostosa, com 10,3% das respostas, preço acessível (7,2%) e qualidade dos produtos (4,7%).
A correlação entre higiene do ambiente e saúde é uma das explicações para a importância dada pelos consumidores a esse item.
No detalhamento do estudo, 26% dos respondentes que elencaram higiene e limpeza como principal preocupação, informaram também que essas características ajudam a evitar doenças. Além desses, 18,6% apontaram que higiene e limpeza estão ligados à qualidade da preparação dos pratos e 6,8% à prevenção de infecções e contaminações.
Embora o estudo não tenha entrado nesse tema, vale lembrar que nos últimos três anos o mundo enfrentou a pandemia de covid-19, cuja prevenção exigiu a adoção de novos hábitos de higiene.
Já entre os consumidores que priorizam a cordialidade no atendimento, 41,9% afirmaram que gostam de ser bem tratados. Outros 20,8% desse grupo disseram que o atendimento de qualidade fideliza.
Por fim, entre aqueles que escolhem um bar ou restaurante pelo ambiente, 54% informaram dar preferência a locais agradáveis e bonitos. Outros 12,3% valorizam um ambiente tranquilo onde possam conversar com amigos, enquanto 10% preferem locais com música para descontrair e se divertir.
FREQUÊNCIA
A pesquisa mostra ainda que no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maioria (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento.
Entre esses clientes que consomem fora de casa, 37% informaram que vão a bares e restaurantes de duas a três vezes por mês. Outros 29,3% frequentam entre quatro a cinco vezes por mês e 20,7% apontaram que consomem nesses estabelecimentos oito vezes por mês ou mais.
Em geral, segundo o estudo, a ida a bares e restaurantes está relacionada com celebrações ou festas, opção apontada por 76,6% dos entrevistados que frequentam esses estabelecimentos. Conversar e se divertir com amigos foram opções apontadas por 76,3% e lanchar, por 71,9%.
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