Guilherme Campos, VP da Facesp, terá cargo no Ministério da Agricultura
O dirigente estava à frente da Superintendência de Agricultura em São Paulo desde julho de 2023
Guilherme Campos, vice-presidente da Facesp para a Região Administrativa de Campinas, foi nomeado para o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A nomeação consta de portaria publicada na terça-feira (9) no Diário Oficial da União.
O governo aguardava o lançamento do Plano Safra 2024/25, anunciado na última semana, para oficializar Campos ao cargo. Ele passa a responder diretamente ao ministro Carlos Fávaro.
A pasta é uma das mais importantes do ministério por ser responsável pela formulação do Plano Safra e das demais políticas de crédito de apoio aos produtores rurais. A secretaria também é a que tem interlocução direta com o setor produtivo ao receber os pleitos e demandas das entidades.
O Plano Safra 2024/2025 terá R$ 400 bilhões em créditos rurais. Os empréstimos rurais são concedidos com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado - as taxas variam de acordo com o tipo de financiamento.
“Agradeço imensamente a toda a equipe da Superintendência de Agricultura e Pecuária de São Paulo pelo trabalho realizado ao longo deste ano. Foi um período de muito aprendizado e crescimento. Hoje, assumo uma nova missão, desafiadora e de grande responsabilidade, dentro do Ministério da Agricultura”, afirmou Campos. “O Ministério da Agricultura e Pecuária é um todo e nessa nova missão continuaremos trabalhando juntos pelo bem do nosso País”, ressaltou o VP da Facesp.
Campos estava à frente da Superintendência da Agricultura em São Paulo desde julho de 2023. Ele presidiu os Correios de 2016 a 2018 e é ex-deputado federal, posto que ocupou por dois mandatos, de 2007 a 2015. Também foi diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae em São Paulo e vice-prefeito de Campinas, de 2005 a 2007.
Ele é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP. Exerceu o mandato de presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) por cinco vezes. Atualmente é 1º vice-presidente da entidade.
IMAGEM: Facesp/divulgação