Glossário do empreendedor: o que é SaaS
Modelo de negócio usado por startups garante baixo custo e grande alcance na distribuição de serviços digitais, o que beneficia pequenas empresas
Na virada do último milênio, era comum as pessoas comprarem softwares físicos em bancas de jornais, papelarias e lojas de informática – uma das maiores representantes do segmento, por exemplo, era a Kalunga.
Entre os produtos populares havia softwares de instalação do Windows, pacote Office, games e antivírus, vendidos em caixas de papelão acompanhados de um robusto manual de papel.
A instalação dos programas também não era fácil e, muitas vezes, requeria a ajuda de um profissional de informática. Quem não tinha conhecimento técnico e se aventurasse sozinho poderia causar estragos que só eram solucionados após formatação da máquina – e todos os arquivos iam para o beleléu.
Quem tem menos de 30 anos talvez nunca tenha experimentado essa jornada. Hoje, com poucos cliques na internet é possível acessar softwares e usá-los sem a necessidade instalar pesados programas.
É a era do SaaS (sigla de softwares como serviços, em português), modelo de negócio que, por meio de computação na nuvem, utiliza sites para oferecer serviços on-line.
Como tudo roda por meio da internet, o serviço pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado. Dropbox, Spotify e Google Docs são exemplos de modelos SaaS.
VANTAGENS
Atualmente, há diversas ferramentas tecnológicas que operam no modelo SaaS, disponíveis para pequenas e médias empresas.
São aplicativos de negócios, como sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), de gestão empresarial (ERP), de vendas e fluxo de caixa.
Entre as vantagens para os pequenos negócios usar SaaS estão:
• Licenciamento. Em vez de ter a propriedade do programa, o que pode custar muito caro, a empresa contrata uma assinatura do serviço. Neste caso, os valores variam conforme a demanda do negócio e não possui taxa de aquisição, o que costumava ser uma barreira de entrada para micro e pequenos negócios na era digital.
• Local. O software não fica instalado nas máquinas da empresa, o que diminui custos de armazenamento de dados, necessidade de backup e torna o serviço acessível remotamente para os funcionários.
• Gerenciamento. A manutenção e atualização do programa deixam de ser responsabilidade da equipe de TI da empresa e passam para as mãos da fornecedora, que deve respeitar um acordo de nível de serviço, similar ao modelo utilizado por operadoras de telefonia.
• Segurança. É obrigação do fornecedor criar mecanismos para proteger os dados armazenados na nuvem e evitar acessos indevidos. Geralmente, os dados são salvos automaticamente, o que também evita que informações sejam perdidas caso haja problemas nos dispositivos de acesso durante o uso dos aplicativos.
O MODELO É COMUM EM STARTUPS
Pequenas empresas de tecnologia costumam ter modelos de negócios baseados em SaaS devido ao baixo custo de distribuição, uma vez que, desenvolvido o software, é possível vende-lo remotamente para milhares de clientes.
A tática de reduzir custos e aumentar o alcance garante a escalabilidade do negócio (a capacidade de aumentar as receitas de forma exponencial sem que os custos cresçam na mesma proporção).
Ao mesmo tempo, o modelo aumenta a produtividade das empresas desenvolvedoras, que podem prestar atendimento ao cliente, realizar atualizações e correções nos programas também remotamente.
A possibilidade de entregar o produto digital de forma ágil também é usada para testar protótipos, em que a experiência e feedbacks dos usuários são usados para melhorar o serviço enquanto ele já está no mercado.
LEIA MAIS:
Glossário do empreendedor: o que é upcycling
Glossário do empreendedor: o que é lead
Glossário do empreendedor: o que é SKU
Glossário do empreendedor: o que é "churn rate"
Glossário do Empreendedor: o que é OKR
Glossário do empreendedor: o que é Beacon
Glossário do empreendedor: o que é "bootstrapping"
Glossário do Empreendedor: entenda o que é Product Market Fit
Glossário do empreendedor: o que é Fisital
Glossário do empreendedor: o que é hackathon
Glossário do empreendedor: o que é protótipo
Glossário do empreendedor: o que é 'growth hacking'
Glossário do empreendedor: indicadores financeiros
Glossário do Empreendedor: o que é Internet das Coisas
Glossário do empreendedor: o que é store in store
Glossário do empreendedor: o que é crowdsourcing
Glossário do empreendedor: o que é uma incubadora
Glossário do empreendedor: o que é Empresa B
Glossário do Empreendedor: o que é Kick-Off Meeting
Glossário do empreendedor: o que é due diligence
Glossário do empreendedor: o que é break-even
Glossário do Empreendedor: o que é transmídia?
Glossário do Empreendedor: o que é Cobranding?
Glossário do empreendedor: O que é pivotar
Glossário do empreendedor: o que é holding?
Glossário do Empreendedor: o que é Freemium?
Glossário do Empreendedor: o que é benchmarking?
IMAGEM: Thinkstock