Glossário do empreendedor: o que é "churn rate"

Termo, que remete a uma batedeira, é uma métrica de marketing usada por empresas de diferentes mercados para mensurar o número de clientes perdidos

Italo Rufino
18/Mai/2021
  • btn-whatsapp
Glossário do empreendedor: o que é "churn rate"

Para conquistar um novo cliente, diferentes esforços de marketing são demandados. É necessário desenvolver um produto que satisfaça as necessidades do mercado, criar canais para distribuí-lo e deslanchar uma comunicação eficiente para promovê-lo junto o público. 

Só depois é que o cliente vai analisar se compra ou não. Comprou? Mais um nome na base de faturamento. 

O problema é que muitas empresas focam apenas na aquisição – e se descuidam da retenção da clientela, o que é imprescindível para manter o caixa saudável. Pesquisas apontam que o custo de aquisição de cliente é entre cinco e sete vezes maior do que o de retenção 

Churn Rate é a métrica de marketing que mensura exatamente a taxa de perda de clientes. Sua fórmula consiste no número de clientes que solicitaram cancelamento divididos pelo total de clientes em determinado período. Veja o exemplo:

Quantidade de ativos em Janeiro: 100
Quantidade de cancelamentos em Janeiro: 10
10 / 100 = 0,1% * 100 
Churn rate = 10%

ONDE É MAIS USADO 

Há mercados em que o churn rate é uma métrica fundamental para mensurar o crescimento sustentável do negócio. Entre esses setores estão os de assinaturas de produtos, como revistas e vinhos; serviços digitais, como Netflix e Spotify; e ecommerce. 

A métrica também pode ser usada por qualquer empresa que oferece produtos e serviços de compra recorrente. Por exemplo, numa barbearia é comum que os clientes homens cortem o cabelo uma vez por mês. Caso o mesmo cliente fique mais de 40 dias sem ir à barbearia, é provável que ele tenha trocado de estabelecimento – e já pode ser considerado um cliente perdido.

Em 2007, a Anatel determinou que as operadoras de telefonia permitissem aos clientes a portabilidade de linhas. Desde então, a churn rate tem sido largamente utilizada pelas operadoras – uma vez que os clientes podem cancelar o contrato antes de seu término. 

É frequente as empresas oferecerem descontos numa segunda compra ou em renovações de contrato. O problema é que, em longo prazo, os descontos podem diluir a margem de lucro. 

Para reter os clientes, é mais indicado oferecer serviços extras exclusivos e investir em atendimento de pós-venda. 

Manter relacionamento com a clientela também serve para identificar e corrigir rapidamente possíveis queixas, melhorar a experiência do usuário e atenuar efeitos de dissonância cognitiva – aquela sensação de arrependimento que pode acontecer após uma compra complexa ou de alto valor.

Conforme o tempo de permanência do cliente aumenta, maior será o valor desse cliente para a empresa. 

ORIGEM 

Em inglês, rate é taxa. Churn significa misturar, agitar e bater. O termo também é usado como o ato de usar uma batedeira elétrica. 

A expressão serve, por exemplo, para ilustrar o movimento de fazer manteiga, em que os batedores jogam os ingredientes para a borda do recipiente e os trazem de volta ao centro. 

Adaptado ao mundo dos negócios, o termo tem um significado parecido: medir os clientes que estão escapando pelas beiradas do negócio. 

LEIA MAIS:

Glossário do Empreendedor: o que é OKR

Glossário do empreendedor: o que é Beacon

Glossário do empreendedor: o que é "bootstrapping"

Glossário do Empreendedor: entenda o que é Product Market Fit

Glossário do empreendedor: o que é Fisital

Glossário do empreendedor: o que é hackathon

Glossário do empreendedor: o que é protótipo

Glossário do empreendedor: o que é 'growth hacking'

Glossário do empreendedor: indicadores financeiros

Glossário do Empreendedor: o que é Internet das Coisas

Glossário do empreendedor: o que é store in store

Glossário do empreendedor: o que é crowdsourcing

Glossário do empreendedor: o que é uma incubadora

Glossário do empreendedor: o que é Empresa B

Glossário do Empreendedor: o que é Kick-Off Meeting

Glossário do empreendedor: o que é due diligence

Glossário do empreendedor: o que é break-even

Glossário do Empreendedor: o que é transmídia?

Glossário do Empreendedor: o que é Cobranding?

Glossário do empreendedor: O que é pivotar

Glossário do empreendedor: o que é holding?

Glossário do Empreendedor: o que é Freemium?

Glossário do Empreendedor: o que é benchmarking?

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física