Franchising fatura R$ 240,6 bi em 2023 e tem expansão em todos os segmentos
Entre os destaques está o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, com crescimento de 17,5% no número de franquias. Nesse ramo, a Sóbrancelhas viu suas receitas crescerem 13% no ano passado

O setor de franquias faturou R$ 240,661 bilhões em 2023, alta de 13,8% sobre o ano anterior, sendo que todos os 11 segmentos do franchising registraram expansão nas operações.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado na tarde da última quinta-feira (8), o segmento Alimentação, Comercialização e Distribuição apresentou alta de 12,8% no número de franquias. O destaque do levantamento foi o ramo de food service, que pertence ao segmento Alimentação, e que registrou alta de 17,9% nas operações.
De acordo com a ABF, esse crescimento é justificado pela volta das atividades sociais, com mais pessoas frequentando restaurantes presencialmente, além da alta no tíquete médio, de novos modelos de negócios e formatos focados na conveniência e do uso do delivery como algo incremental.
“Além dos novos modelos de negócio, o uso de novas tecnologias e acompanhamento dos franqueados contribuíram para esse aumento”, disse Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.
O segmento de Hotelaria e Turismo, um dos mais atingidos pela pandemia, voltou a crescer, com alta de 16,4% no número de franquias comparado ao resultado de 2022.
A ABF informou que esse resultado se deve não somente ao aumento do tíquete médio, mas também à volta das atividades sociais, já que muitas pessoas voltaram a viajar tanto a trabalho quanto a lazer.
De acordo com Juarez Leão, consultor e conselheiro da ABF, o pós-pandemia trouxe um consumidor desesperado para sair de casa, o que contribui para o aumento da demanda por viagens e hospedagens.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar aparece entre os três que mais cresceram, com alta de 17,5% comparado com o ano de 2022. De acordo com Adriana, este aumento no número de franquias do ramo de beleza se deve ao fato de que muitos serviços se tornaram franquias em 2023, como franquias de implantes de cabelo.
Além disso, a ABF destacou o ótimo desempenho de clínicas estéticas. É o caso da rede de franquias Sóbrancelhas, especializada em procedimentos estéticos, que registrou durante o ano de 2023 alta de 13% em seu faturamento comparado com o ano anterior, além de um aumento de 30% em vendas de produtos.
De acordo com Luzia Costa, presidente da Sóbrancelhas, as expectativas para o segmento de beleza são altas devido à forte demanda pelos procedimentos estéticos. Por isso, a franquia busca expandir em 2024 para países da Europa e para os Estados Unidos, além de ampliar seu portfólio para acompanhar o crescimento do mercado.
Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Receita Federal do Brasil (RFB) mostra que muitos microempreendedores têm apostado no segmento de beleza, mantendo essa área aquecida. Somente no ano de 2023 foram 180.831 novos microempreendedores individuais (MEI) registrados no setor de beleza.
O segmento terminou em segundo lugar em volume de novos registros de CNPJ em 2023, atrás apenas das atividades de promoção de vendas.
O bom desempenho do segmento de beleza também pode ser exemplificado pela rede de franquias O Boticário, que ocupou o segundo lugar no ranking geral das 50 maiores franquias, divulgado pela ABF, e que registrou 3.689 unidades em 2023.
Os outros segmentos que cresceram no levantamento da ABF foram Casa e Construção (9,8%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (11,6%), Educação (9,7%); Entretenimento e Lazer (13,0%); Limpeza e conservação (13,5%); Moda (12,2%); Serviços Automotivos (11,5%); e Serviços e Outros Negócios (9%).
Com relação ao emprego, o setor de franquias como um todo registrou alta de 7,1% na geração de postos de trabalho em relação ao ano anterior. O levantamento da ABF mostra que cada unidade gera, em média, nove empregos diretos.•