Foi aberta consulta pública sobre nova sede do governo de SP no Centro
A proposta prevê levar as secretarias, fundações e autarquias estaduais para o bairro de Campos Elíseos. Execução e gestão envolverão uma PPP com duração de 30 anos, com leilão previsto para este ano

*com informações da Agência SP
O governo do Estado de São Paulo abriu nesta sexta-feira, 24/1, consulta pública envolvendo o projeto da nova sede da administração estadual, prevista para o bairro de Campos Elíseos, no Centro da Capital. A população poderá dar sugestões e pedir esclarecimentos até 26 de fevereiro pelo site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
O novo centro administrativo terá a execução e gestão realizadas por uma Parceria Público-Privada (PPP), com duração de 30 anos. O leilão está previsto para ocorrer neste ano.
O projeto, elaborado pelo escritório Ópera Quatro Arquitetura, prevê a transformação do Parque Princesa Isabel e o entorno com mais áreas verdes, novos edifícios para centralizar as secretarias, fundações e autarquias estaduais, além do restauro dos edifícios históricos.
Hoje, a estrutura administrativa do governo paulista envolve mais de 22 mil funcionários que trabalham em 60 prédios em diferentes áreas da capital. Segundo o governo, a centralização permitirá maior eficiência administrativa.
“É a maior intervenção urbana feita nos últimos tempos no Brasil depois de Brasília. Vamos levar para lá 22 mil funcionários, que serão consumidores com necessidade de restaurantes e serviços, por exemplo, fomentando o desenvolvimento da região central”, diz o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.
As obras previstas para acompanhar o novo centro administrativo incluem o alargamento das calçadas, fachadas ativas e novas áreas de uso público, que permitem a circulação de pessoas e a instalação de lojas. Estão previstos, por exemplo, espaços para comércios, serviços, restaurantes, café e áreas de convivência, para além dos escritórios administrativos do Governo.
O primeiro passo da transferência da sede administrativa para o Centro foi dado em setembro passado, quando a Secretaria da Justiça e Cidadania iniciou a transferência para o Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico localizado na Avenida Rio Branco.
IMAGEM: Governo de SP/divulgação