Fenabrave revisa de 12% para 14,7% a previsão de alta das vendas em 2024

A expectativa é que 2,65 milhões de unidades sejam emplacadas no ano. A revisão considerou a melhora nas condições de crédito e a renovação das frotas das locadoras

Estadão Conteúdo
03/Jul/2024
  • btn-whatsapp

A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, revisou de 12% para 14,7% a previsão ao crescimento das vendas de veículos neste ano. A expectativa agora é de 2,65 milhões de unidades emplacadas em 2024, na soma de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O prognóstico é próximo ao crescimento registrado no mercado durante o primeiro semestre: 14,6%, com 1,14 milhão de veículos emplacados de janeiro a junho. O desempenho, que surpreendeu o setor, foi puxado pela melhora nas condições de crédito e compras das locadoras, que estão renovando suas frotas.

No segmento de veículos leves - carros de passeio e utilitários leves -, a previsão da Fenabrave agora é de crescimento de 15%, acima dos 12% previstos no cenário anterior, apresentado pela entidade em janeiro. No mercado de caminhões, a projeção de crescimento em 2024 passou de 10% para 12%.

Por outro lado, a associação passou a prever estagnação (crescimento zero) das vendas de ônibus. Antes, a expectativa era de crescimento de 20% nas vendas de coletivos.

VENDAS EM JUNHO

As vendas de veículos novos tiveram crescimento de 10,3% em junho frente a maio, reagindo após o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, Estado que normalmente responde por cerca de 5% do mercado de automóveis.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foram vendidas 214,3 mil unidades em junho. O resultado, o melhor para o mês desde 2019, supera em 13,1% o volume de junho do ano passado, quando descontos patrocinados pelo governo sustentaram a demanda.

Motos - As vendas de motos tiveram crescimento de 18,2% em junho, frente ao mesmo período de 2023, chegando a 165,9 mil unidades. Mais uma vez, as vendas de motos superaram as de carros de passeio, que somaram 163,8 mil unidades no mês passado.

Frente a maio, houve alta de 0,8% nas vendas do veículo de duas rodas. Com isso, as vendas de motocicletas acumularam crescimento de 19,7% no primeiro semestre, totalizando 932,9 mil unidades no período.

O desempenho positivo reflete a melhora nas condições de crédito, a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.

 

IMAGEM: Patrícia Cruz/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais