Falta de água pode afetar 25% dos empreendimentos brasileiros

Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis e padarias são bons exemplos de atividades que podem ser impactadas

Agência Sebrae
18/Jul/2017
  • btn-whatsapp
Falta de água pode afetar 25% dos empreendimentos brasileiros

Até o final deste ano, um em cada quatro donos de pequenos negócios deve sofrer com racionamento de água.

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, os empresários que atuam no setores de Serviços e Indústria são os que mais temem perder faturamento com problemas relacionadas à falta de água, seguidos pelos do Comércio e Indústria.  

Os empreendedores dos estados da Paraíba, Ceará, Sergipe e Espírito Santo são os mais preocupados com a interrupção do serviço de fornecimento.

Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis, padarias, são bons exemplos de atividades que podem ser impactadas com a diminuição no abastecimento de água e cortes de energia, desde a produção até a capacidade de atendimento.

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as empresas que implantam sistemas de economia de água ficam menos suscetíveis às variações na oferta de recursos e são capazes de manter as atividades por um período maior de tempo, mesmo na escassez.

“As vantagens são percebidas diretamente no bolso do empresário e essas ações podem ser o fator de permanência no mercado”, diz Afif.

Para ajudar as micro e pequenas empresas a não serem prejudicadas com a escassez de água, o Sebrae dispõe de soluções para os empreendedores diminuírem o consumo de água, cortarem custos e darem um passo a mais em direção ao desenvolvimento sustentável do negócio.

Entre as ações sugeridas, está o Sebraetec, programa que permite que as micro e pequenas empresas tenham acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos.

Há ainda o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá (MT) e instalado em um prédio com diversas práticas que possibilitam economia de, em média, 50% no consumo de água e de 100% no de energia.

O Centro atua como um laboratório para empresários que desejam conhecer alternativas sustentáveis. Ele também disponibiliza cartilhas, estudos, infográficos e vídeos que auxiliam os pequenos negócios nesse processo.

Todas as publicações são gratuitas e podem ser acessadas no site.

*FOTO: Pedro França/Agência Senado

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
--
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas