Facesp ganha voz em comissão que debate a retomada da economia

O deputado federal Marco Bertaiolli (dir.), vice-presidente da Facesp, assume como 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados

Cleber Lazo
10/Mar/2021
  • btn-whatsapp
Facesp ganha voz em comissão que debate a retomada da economia

Marco Bertaiolli, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e deputado federal, foi eleito e tomou posse na manhã desta quarta-feira, 10/03, para o cargo de 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados.

“Esta é uma grande responsabilidade que assumimos no Congresso Nacional, principalmente num momento como este que atravessamos, de enfrentamento de uma grave crise econômica e sanitária”, destaca Bertaiolli.

A Comissão tem como objetivo discutir e acompanhar planos e programas governamentais destinados ao fomento de projetos que viabilizem e concretizem a retomada econômica, o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e a geração de emprego e renda no País.

“Temos dois grandes desafios. O primeiro é passar por toda esta pandemia econômica e a segunda é a retomada da produção, a abertura de novos postos de trabalho e fazer com que as empresas, os empreendedores e todos aqueles que produzem renda neste país se mantenham de portas abertas e trabalhando”, destaca o vice-presidente.

A eleição de Bertaiolli é considerada pela Facesp um importante avanço na defesa das micro e pequenas empresas (MPEs). “É com grande satisfação que recebemos esta notícia. Bertaiolli é um incansável defensor dos interesses das Associações Comerciais e dos empreendedores. Uma importante vitória das MPEs e da nossa rede de ACs”, afirmou Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp. “Bertaiolli é o nosso porta-voz e tem trabalhado muito na busca por soluções que minimizem os impactos da pandemia, seja na vida das pessoas ou na economia”, afirmou.

Antes mesmo de ser vice-presidente da Comissão, Bertaiolli já protagonizou importantes avanços para as MPEs. Ele foi o relator da Lei do Contribuinte Legal, que possibilitou que as empresas, inclusive as MPEs, parcelem dívidas com o Governo Federal.

Foi de autoria do vice-presidente da Facesp o projeto Lei Complementar nº 174/20, que inseriu as MPEs, optantes do Simples Nacional, na Lei do Contribuinte Legal. A partir da iniciativa de Bertaiolli, pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte, instituições de ensino, Santas Casas e sociedades cooperativas podem parcelar os débitos em até 145 meses.

Bertaiolli também foi vice-presidente da Comissão Mista formada no Congresso Nacional para discutir a MP 881/2019, depois transformada e sancionada como a Lei da Liberdade Econômica. A legislação desburocratizou a abertura e o funcionamento de empresas.

Outra iniciativa importante de Bertaiolli foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais.

“São as Micro e Pequenas Empresas, com toda a sua diversidade de negócios, a grande mola propulsora da economia brasileira. É preciso que haja a liberdade e a segurança para empreender. As MPEs são responsáveis por 90% da geração de emprego neste país e, assim como as Associações Comerciais, suas legítimas representantes, precisam receber a atenção e o respeito que merecem”, destacou o deputado.

 

IMAGEM: Facesp/divulgação

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes

Boulos pretende criar agência de crédito para empreendedores