Facesp ganha voz em comissão que debate a retomada da economia

O deputado federal Marco Bertaiolli (dir.), vice-presidente da Facesp, assume como 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados

Cleber Lazo
10/Mar/2021
  • btn-whatsapp
Facesp ganha voz em comissão que debate a retomada da economia

Marco Bertaiolli, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e deputado federal, foi eleito e tomou posse na manhã desta quarta-feira, 10/03, para o cargo de 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados.

“Esta é uma grande responsabilidade que assumimos no Congresso Nacional, principalmente num momento como este que atravessamos, de enfrentamento de uma grave crise econômica e sanitária”, destaca Bertaiolli.

A Comissão tem como objetivo discutir e acompanhar planos e programas governamentais destinados ao fomento de projetos que viabilizem e concretizem a retomada econômica, o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e a geração de emprego e renda no País.

“Temos dois grandes desafios. O primeiro é passar por toda esta pandemia econômica e a segunda é a retomada da produção, a abertura de novos postos de trabalho e fazer com que as empresas, os empreendedores e todos aqueles que produzem renda neste país se mantenham de portas abertas e trabalhando”, destaca o vice-presidente.

A eleição de Bertaiolli é considerada pela Facesp um importante avanço na defesa das micro e pequenas empresas (MPEs). “É com grande satisfação que recebemos esta notícia. Bertaiolli é um incansável defensor dos interesses das Associações Comerciais e dos empreendedores. Uma importante vitória das MPEs e da nossa rede de ACs”, afirmou Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp. “Bertaiolli é o nosso porta-voz e tem trabalhado muito na busca por soluções que minimizem os impactos da pandemia, seja na vida das pessoas ou na economia”, afirmou.

Antes mesmo de ser vice-presidente da Comissão, Bertaiolli já protagonizou importantes avanços para as MPEs. Ele foi o relator da Lei do Contribuinte Legal, que possibilitou que as empresas, inclusive as MPEs, parcelem dívidas com o Governo Federal.

Foi de autoria do vice-presidente da Facesp o projeto Lei Complementar nº 174/20, que inseriu as MPEs, optantes do Simples Nacional, na Lei do Contribuinte Legal. A partir da iniciativa de Bertaiolli, pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte, instituições de ensino, Santas Casas e sociedades cooperativas podem parcelar os débitos em até 145 meses.

Bertaiolli também foi vice-presidente da Comissão Mista formada no Congresso Nacional para discutir a MP 881/2019, depois transformada e sancionada como a Lei da Liberdade Econômica. A legislação desburocratizou a abertura e o funcionamento de empresas.

Outra iniciativa importante de Bertaiolli foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais.

“São as Micro e Pequenas Empresas, com toda a sua diversidade de negócios, a grande mola propulsora da economia brasileira. É preciso que haja a liberdade e a segurança para empreender. As MPEs são responsáveis por 90% da geração de emprego neste país e, assim como as Associações Comerciais, suas legítimas representantes, precisam receber a atenção e o respeito que merecem”, destacou o deputado.

 

IMAGEM: Facesp/divulgação

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas