Entrevistamos Patel, um guru do marketing digital
Fundador de quatro empresas, Neil Patel explica como pequenos negócios podem se tornar relevantes no mundo online
Se você pesquisar o termo “Patel” no Google, o primeiro resultado não será o do ator Dev Patel, astro do filme “Quem Quer ser um Milionário?”. Outra celebridade está no primeiro resultado da busca: Neil Patel, uma estrela do marketing digital.
De origem indiana, Patel nasceu em Londres, mas vive nos Estados Unidos. Aos 16 anos, criou seu primeiro site para anunciar vagas de emprego.
Com o pouco dinheiro que tinha, contratou uma empresa de marketing para aumentar o tráfego de usuários. Não obteve resultados. Então, decidiu a arregaçar as mangas e aprender tudo o que podia sobre marketing digital.
De lá para cá, fundou quatro empresas: Crazy Egg, Hello Bar, KISSmetrics e Quick Sprout, que vendem ferramentas que ajudam a melhorar as vendas no mundo online.
De passagem pelo Brasil para o evento “Empreenda sem Fronteiras”, organizado pelo empreendedor Bruno Pinheiro, Patel respondeu às perguntas do Diário do Comércio sobre empreendedorismo e marketing digital.
Você é um empreendedor serial e um dos maiores influenciadores quando o tema é marketing digital. Como você usa as estratégias de marketing para construir sua marca pessoal?
Escrevo constantemente no meu blog há dez anos. Essa é a razão principal do meu sucesso. Em vez de apenas criar um software e disponibilizá-lo para o mundo, escrevo textos para educar as pessoas sobre os benefícios dos meus softwares e empresas.
Ao fornecer informações de grande valor, eu me tornei uma autoridade no mundo do marketing online, isso ajudou minhas empresas a crescerem de forma significativa.
Você abriu sua primeira empresa aos 16 anos. Qual conselho daria para jovens empreendedores?
Não espere que alguém te dê permissão para ir atrás do que você quer. E mais importante: não deixe outra pessoa dizer que sua ideia é impossível de ser realizada ou que não será bem sucedida.
Você é jovem.As falhas fazem parte do empreendedorismo. Isso irá acontecer com você. Todos os empreendedores fracassam em algum momento. Não deixe que isso te desencoraje. Aprenda rápido com seus erros e se assegure de que não irá cometê-los novamente.
Quem é sua maior inspiração e por quê?
Meus pais. Eles se mudaram para os Estados Unidos para que minha irmã e eu pudéssemos ter melhores oportunidades. Não foi fácil para eles deixarem o lugar onde nasceram e mudar para um lugar tão diferente. Eles não tinham muito dinheiro.Trabalharam pesado para garantir que eu tivesse o que eu precisava.
Eles têm sido meus maiores apoiadores. Sempre me desafiam a fazer o melhor e a seguir meus sonhos. Se não fosse pelos meus pais e pelo apoio incondicional, eu não conseguiria realizar o que realizei.
O que um profissional de marketing deve fazer para aumentar o tráfego de um site? E o que ele não deve fazer?
Faça: seja honesto. Não faça: seja desonesto. É realmente simples assim.
Se você quer ter sucesso online, é preciso se conectar com sua audiência e entregar algo que tenha valor.
Se você afirmar algo que não é verdadeiro ou vender informações que são incrivelmente enganadoras, seus leitores irão perceber a desonestidade e irão parar de visitar o seu site. Isso significa que eles não irão usar seus serviços e comprar seus produtos.
Outro fator está relacionado à mentalidade das empresas. Nunca pense no orçamento de marketing como um gasto. Você não está gastando. Você está investindo seu dinheiro. Se o marketing online é feito do jeito certo, você terá o retorno do investimento.
Quais são os principais desafios para quem trabalha com marketing digital hoje?
Há poucos desafios. Um deles tem muito haver com o que eu já mencionei. As pessoas pensam no dinheiro usado para marketing como uma despesa e não como investimento.
Outro grande erro é que as empresas ficam impacientes para ver os resultados. Marketing digital leva tempo. Você não vai ver os resultados do dia para noite.
Quando você trabalha com SEO e conteúdo, os resultados podem levar seis meses para começarem a aparecerem.
As empresas precisam aprender como o marketing digital funciona antes de investirem dinheiro. Dessa forma, elas estarão preparadas e mais pacientes.
Qual seu principal conselho para promover pequenas empresas?
Comece sua estratégia de marketing digital assim que possível. Foque em criar um conteúdo incrível que mire nas palavras-chave do seu setor.
Estude a competição, entenda que são os usuários e faça uma extensa pesquisa para ver quais termos têm mais busca no Google.
Foque em SEO e marketing de conteúdo desde muito cedo. Você não precisa publicar um artigo todos os dias.
Um artigo incrível por semana é muito melhor do que um artigo mediano todos os dias.
Estude o máximo possível sobre marketing digital para que você esteja preparado. Mas lembre-se: as tendências digitais mudam frequentemente. Então, fique sempre alerta ao que está acontecendo.
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