Entenda o simbolismo da bandeira do Brasil
Em 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira. A data marca a troca do pavilhão imperial pelo atual, que representa a república federativa
Nesta segunda-feira, 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. A data marca a substituição do pavilhão que representava o império (1822 a 1889) pelo atual.
A ideia da atual bandeira foi concretizada por um grupo do qual faziam parte os positivistas Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e o professor de astronomia Manuel Pereira Reis.
O país estava substituindo a monarquia por uma república federativa, e essa foi a principal inspiração dos envolvidos no projeto do novo pavilhão nacional.
O desenho básico da bandeira imperial foi mantido, com o losango amarelo sob a base verde – cores que faziam alusão, respectivamente, à Casa de Habsburgo e a Casa de Bragança. Entretanto, o brasão com ramos de café e tabaco e uma coroa dourada, representando a monarquia, foram substituídos pela esfera azul.
As estrelas contidas na esfera da nova bandeira representam a divisão do país nos 26 estados e mais o Distrito Federal, ou seja, mostravam que o país passava a ser uma federação.
Também foi inserido o lema "Ordem e Progresso", que tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".
A nova bandeira passou a ser uma simbologia do que estava agregado ao regime republicano, como a ideia de um estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem estimulado o resgate desse sentimento com algumas ações. Há cerca de 30 anos a entidade é responsável pela troca da bandeira do Parque da Independência, ritual realizado quatro vezes ao ano.
A ACSP também participa de iniciativas como a doação de bandeiras para escolas públicas e mantém em sua estrutura um Conselho Cívico, que tem, entre o conjunto de suas atribuições, também a difusão de valores e simbolismos pátrio.
IMAGEM: Pixabay