Embraer anuncia investimento na empresa de drones XMobots

Em nota, a Embraer informou que a iniciativa busca acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande portes

Estadão Conteúdo
20/Set/2022
  • btn-whatsapp

A Embraer anunciou nesta terça-feira, 20/09, a assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, referência na produção de drones.

A transação, cujo valor não foi divulgado, será realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.

Em nota, a empresa diz que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.

"Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos", destaca na nota Daniel Moczydlower, Head de Inovação da Embraer e Presidente e CEO da Embraer-X.

Segundo a empresa, a XMobots nasceu com a missão de desenvolver o mercado de robôs móveis e ajudou a tornar os drones uma realidade cotidiana para os mercados de Agricultura de Precisão e Geotecnologias no Brasil e América Latina.

"Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens, e principalmente em certificações aeronáuticas", explica Giovani Amianti, fundador e CEO da Xmobots.

"Com este investimento conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados de Geotecnologias, Agro, Ambiental, Inspeção, Defesa e Segurança Pública, Logística e Mobilidade Urbana, que são pontos de convergência entre XMobots e a Embraer", destaca o executivo.

A conclusão está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de transação. Segundo a Embraer, a partir da conclusão da transação, as empresas pretendem trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados Civis e de Defesa & Segurança.

 

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas