Economia recua 0,1% no terceiro trimestre, informa o IBGE

O PIB do agronegócio registrou a queda mais forte, de 8,0% na comparação com o segundo trimestre

Estadão Conteúdo
02/Dez/2021
  • btn-whatsapp
Economia recua 0,1% no terceiro trimestre, informa o IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 0,1% no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre, informou nesta quinta-feira, 2/12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB apresentou alta de 4,0%. Ainda segundo o instituto, o PIB do terceiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,2 trilhões.

O PIB da agropecuária caiu 8,0% no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB da agropecuária mostrou queda de 9,0%.

Já o PIB de serviços subiu 1,1% no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre, segundo o IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB de serviços teve alta de 5,8%.

O Produto Interno Bruto da indústria ficou estável no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o PIB da indústria mostrou alta de 1,3%.

O consumo das famílias subiu 0,9% no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre, informou o IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o consumo das famílias mostrou alta de 4,2%.

O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,8% no terceiro trimestre de 2021 ante o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, o consumo do governo mostrou alta 3,5%.

QUEDA EM RANKING DA AUSTIN RATING

A queda de 0,1% do PIB levou o Brasil para a 26ª posição no ranking de 33 países da agência classificadora de risco Austin Rating. Com isso, o País ficou bem atrás de outros sul-americanos como forte crescimento, como Colômbia (5,7%), Chile (4,9%) e Peru (3,6%).

Em um trimestre de elevado preço do barril de petróleo, a Arábia Saudita (expansão de 5,8%) aparece na liderança do ranking. Os Estados Unidos estão na décima posição, com crescimento de 2,1%. A China está apenas na 21ª posição, com avanço de 0,8%.

As variações consideram a taxa do terceiro trimestre frente aos três meses imediatamente anteriores. No ranking da agência Austin Rating divulgado em setembro, referente ao segundo trimestre, o Brasil ocupava a 28ª posição numa lista maior, de 44 países.

 

IMAGEM: Pixabay

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais