Cresce número de pequenos negócios que farão contratações de fim de ano

Segundo levantamento do Sebrae, 15% dos micro e pequenos comerciantes irão ampliar suas equipes nos últimos meses de 2023

Redação DC
01/Nov/2023
  • btn-whatsapp

Natal e Black Friday costumam aquecer o comércio no fim do ano, e estimulam também os empresários a realizar contratações para dar conta do aumento da demanda. 

Para este ano, segundo sondagem do Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), 15% dos micro e pequenos comerciantes pretendem ampliar a equipe para as vendas de fim de ano. O percentual, obtido com entrevistas realizadas em setembro, supera em 1,4% o resultado de igual levantamento realizado em agosto.

A sondagem mostra ainda que caiu o número de empresários que pretendem reduzir o número de funcionários nos últimos meses do ano – passou de 8,8%, em agosto, para 8,1%, em setembro.

Esses dados caminham no mesmo sentido do Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE), também apurado pelo Sebrae, que mostrou que a confiança dos empresários no terceiro trimestre deste ano superou em 3,5 pontos a marca registrada na média dos três meses anteriores. 

"Com mais vagas neste fim de ano, há um cenário mais otimista para os empresários e para a população em geral, que se beneficia com mais dinheiro circulando", afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), cerca de 110 mil postos de trabalho temporários ao redor do país devem ser gerados nos próximos meses, considerando as contratações de empresas de todos os portes. 

 

IMAGEM: Freepik

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas