CPF com restrição é principal entrave para acesso ao crédito

Pesquisa da Boa Vista mostra que esse problema foi apontado por 51% dos consumidores que já tiveram pedidos de empréstimos negados

Redação DC
03/Dez/2021
  • btn-whatsapp
CPF com restrição é principal entrave para acesso ao crédito

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista aponta que 80% dos consumidores brasileiros já tiveram problemas ao tentar solicitar crédito no mercado.

As principais causas apontadas pelos entrevistados são as restrições ao nome (CPF com dívida vencida e não paga), fator mencionado por 51% dos respondentes, seguido pelo score de crédito baixo, apontado por 31% da amostragem.

Em seguida no levantamento aparece a impossibilidade de comprovar renda (12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%).

O levantamento da Boa Vista também constatou que 35% dos consumidores ainda não sabem o que é o Cadastro Positivo, considerado um dos principais meios para se melhorar o score e ampliar o acesso ao crédito do brasileiro.

Dentro desse grupo, 90% desconhecem os canais nos quais podem consultar o seu score de crédito e até mesmo se já têm informações de pagamento contidas no Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o histórico de pagamento de empresas e consumidores. “Por exemplo, se eu tenho um cartão de crédito, mensalmente o Cadastro Positivo recebe a informação do valor pago da fatura”, explica Lola de Oliveira, diretora de marketing e relacionamento ao cliente da Boa Vista.

Segundo Lola, atualmente o Cadastro Positivo é composto por informações de pagamento enviadas por instituições bancárias e empresas de telefonia, mas muito em breve deverá receber também as das empresas de saneamento e energia.

A lei que autoriza o envio dessa informação de forma automática aos gestores de bancos de dados, como é o caso da Boa Vista, está em vigor desde julho de 2019.

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de questionário de autopreenchimento, com a participação de pouco mais de 500 respondentes, de todas as regiões do país e de diversas classes sociais. O birô de crédito informa que o índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

IMAGEM: Thinkstock

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas