Cotait: se crédito não chegar na ponta, a economia não se recupera

O presidente da Facesp e da ACSP participou de fórum promovido pela TV BandNews para debater a importância do crédito para as empresas

Cleber Lazo
23/Fev/2022
  • btn-whatsapp
Cotait: se crédito não chegar na ponta, a economia não se recupera

O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, participou do Fórum BandNews “A Força do Crédito”. Durante o programa transmitido pela TV BandNews, na noite desta terça-feira (22), Cotait afirmou haver “um desiquilíbrio econômico na oferta de crédito”. “Os recursos não atingem a ponta e, desta forma, não ajudam a reconstituir a base que foi devastada pela pandemia.” 

Cotait lembrou que a rede de Associações Comerciais tem buscado alternativas para diminuir este abismo entre empreendedor e o crédito. O presidente da Federação lembrou o programa de crédito assistido da Facesp, em parceria com a ACCredito e o Sebrae-SP, que chegará, em breve, a todo o estado de São Paulo. 

O presidente da Facesp aproveitou o Fórum para voltar a fazer um apelo ao Congresso Nacional sobre a importância de derrubar o veto ao Refis das MPEs. “Apenas em janeiro, mais de 430 mil empresas, que não conseguiram renegociar suas dívidas, foram excluídas do Simples Nacional, o que significa que mais de um milhão de empregos que foram destruídos”, alertou. 

O assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, também participou do Fórum. Afif destacou a preocupação com o custo do imposto sobre o crédito. “O IOF sobre o crédito foi majorado, na época da extinção da CPMF, o que encarece o custo do dinheiro”, disse. 

“A pandemia é como uma guerra, tivemos experimentos de guerra que servem para tempos de paz. Vamos ter que aperfeiçoar as mecânicas de crédito utilizadas na pandemia para que o dinheiro chegue na ponta”, afirmou Afif.

Apresentado pela jornalista especializada em economia Juliana Rosa, o programa também contou com a presença de Adolfo Sachsida, chefe da assessoria especial de assuntos estratégicos do Ministério da Economia; Bruno Lakwosky, diretor de Crédito do BNDES; e Carlos Melles, Presidente do Sebrae Nacional. 

 

IMAGEM: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
--
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas