Confira dicas para fortalecer a relação com o cliente
O Dia do Consumidor, comemorado nesta terça-feira, 15 de março, é uma boa oportunidade para o empresário repensar algumas práticas de atendimento e gestão que podem estreitar a relação com seu público
O crescimento das lojas virtuais e o avanço das tecnologias que derivaram dessa modalidade de negócio permitiram ao empresário conhecer melhor os hábitos dos clientes. Uma variedade de aplicativos e softwares ajudam a monitorar os passos do consumidor e desvendar seus desejos.
Essas são ferramentas que possibilitam aumentar as vendas, mas, para além disso, podem auxiliar na formatação de estratégias para cativar o consumidor. Os grandes gestores sabem que mais importante do que conseguir uma venda, é conseguir um cliente fiel. E isso envolve toda uma cultura voltada ao consumidor, que tem nas práticas de atendimento e de gestão as suas bases.
A seguir, listamos algumas estratégias simples que podem ajudar a construir uma relação mais saudável com os clientes:
- Ser diferente é o que atrai o cliente
Priorizar a satisfação dos clientes pode ser a sua melhor proteção contra novos concorrentes. Um exemplo simbólico é o cafezinho, um clássico dos cortes de baixo resultado e impacto emocional nocivo sobre o clima interno.
Pode parecer pequeno, mas para alguns consumidores, aquele cafezinho pode ser o único momento de bem-estar do dia. Por isso, independentemente de localização ou preço, esse item pode ser determinante num momento de escolha e comparação com outro ambiente.
A dica é separar o que é operacional, como corte de gastos, do que é estratégico e investir no estratégico. Muitas empresas ainda fazem confusão entre custos e investimentos.
Lembre-se: custos são os recursos necessários para operacionalizar o negócio, como salários, aluguel, luz, água, telefonia.
- Amplie os canais de venda
Priorizar o departamento comercial é uma tarefa complicada para as pequenas empresas, especialmente em tempos de crise. Embora a equipe de vendas seja a responsável pela conquista dos clientes e faturamento da empresa, um comportamento recorrente dos empresários é trocá-la por outra mais barata.
E mesmo diante de tantas facilidades e tecnologia, a hora é de ampliar a estrutura de venda, que pressupõe uma solução completa – estratégia comercial, canal físico e digital, capacitação dos vendedores e ferramentas para fazer acompanhamento de resultados.
Não adianta dizer que vende pelo Whatsapp se não tem um funcionário exclusivo para essa demanda.
- Cuidados com a imagem
Planos de marketing e comunicação costumam ser apontados como importantes, mas nem sempre são priorizados. Estar presente nas redes sociais, apresentar conteúdos padronizados e com qualidade fazem parte de um planejamento importante para se comunicar com o consumidor.
A decisão de criar um perfil em uma plataforma pode ser equivocada se não houver constância, pois pode destruir um longo trabalho de construção de imagem. O vácuo gerado pela falta de comunicação pode passar a impressão de que a empresa entrou em crise ou fechou.
- Dê valor a sua equipe
A preocupação em montar e manter uma equipe competente deve refletir também nas tomadas de decisões que impactam esse quadro de funcionários.
É fundamental criar mecanismos de valorização para quem trabalha com o seu negócio e se empenhar em manter um bom clima interno. A boa relação entre funcionários, donos e gestores cria um ambiente mais agradável para os consumidores que também se sentem envolvidos nessa atmosfera harmônica e, consequentemente, são melhor atendidos.
- Um empresário que os clientes conheçam
Um empresário não pode se isolar no seu negócio, pois há muito o que dividir e aprender com clientes. Manter mais proximidade, entender as barreiras que existem dentro da loja e os motivos pelos quais uma compra não é finalizada podem ser facilmente entendidos vivenciando o dia a dia de um negócio.
Para muitos clientes, ser atendido pelo dono da loja também tem sua importância. Muitos gostam de saber quem criou aquela marca, a história que existe por trás de um negócio, conversar sobre um produto ou, até mesmo, dar um feedback.
Essa aproximação também pode ajudar o empresário a entender melhor a movimentação de seu público - ou seja, seus hábitos de consumo e perfil.