Combate à covid-19: plano da Facesp divide SP em 55 novas sub-regiões

A proposta, apresentada ao governo paulista, permitiria uma análise mais detalhada do avanço do coronavírus pelas cidades do interior

Cleber Lazo
10/Jul/2020
  • btn-whatsapp

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) encaminhou ao governo estadual a proposta de divisão do Estado em 55 novas sub-regiões. O objetivo é tornar a análise de flexibilização do avanço da covid-19 mais justa.

As 55 novas sub-regiões são distribuídas entre 16 Departamentos Regionais de Saúde (DRS). A definição do avanço de fase, que pode resultar em uma maior ou menor flexibilização da quarentena, ocorre por meio da análise dos critérios obtidos em cada DRS.

Contudo, a Facesp avalia que há uma heterogeneidade entre este Departamentos, com composição que varia de nove municípios por DRS (IV - Baixada Santista) até 102 municípios (XV – São José do Rio do Preto). Desta forma, municípios pertencentes, por exemplo, ao DRS XVI - Sorocaba, que abrange 48 cidades, sofrem os impactos das maiores cidades da região. Dentro de um mesmo DRS há situações completamente diferentes. E é isso que a proposta da Facesp pretende mostrar.

LEIA MAIS: Para Facesp, divisão regional do Plano SP prejudica pequenas cidades

Assim como ocorreu no DRS I - Grande São Paulo, a partir desta nova divisão do Estado será possível ter uma análise ainda mais precisa de critérios técnicos de saúde, classificação de fases de retomada consciente da economia e a definição apropriada para cada região.

A proposta da Facesp tem como base a divisão administrativa adotada pelo Instituto Brasileiro de Estatística de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo fato de o DRS I já estar sendo analisado por microrregiões, a proposta da Facesp abrange a partir do DRS II – Araçatuba.

COMO FICARIA

Por exemplo, o DRS XV – São José do Rio Preto, deixaria de ser analisado eu um único grupo formado por 102 cidade e passaria a ser dividido em sete sub-regiões, com grupos que variam de seis municípios (Microrregião Novo Horizonte) a 33 municípios (Microrregião São José do Rio Prato).

Com o segundo maior número de cidades dentro de um Departamento, a região de Bauru (DRS VI) conta com 68 municípios, e na proposta da Facesp seria divido em seis sub-regiões.  A Microrregião Bauru é o maior, com apenas 29. Lins, o menor, com seis.

A proposta de criação de novas microrregiões no Estado para análise de flexibilização do avanço da covid-19 foi encaminhada ao governador João Doria, aos secretários estaduais Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação), e ao Comitê Administrativo Extraordinário da covid-19, criado pelo governo estadual.

CONHEÇA O PLANO DA FACESP CLICANDO AQUI

 

IMAGEM: Governo do estado de SP

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais