Casal cria 'marketplace físico' de assistência técnica em pleno Brás

Pool de lojistas especializados em reparos, Station Solutions, que nasceu na pandemia puxado pela alta nas vendas de dispositivos móveis, oferece sistema leva-e-traz e até capacitação para técnicos

Karina Lignelli
15/Fev/2022
  • btn-whatsapp
Casal cria 'marketplace físico' de assistência técnica em pleno Brás

Além da aceleração do digital, a pandemia trouxe uma nova realidade ao dia a dia das pessoas: quanto mais tempo em casa, mais frequente o uso de eletrônicos. E, claro, maior a necessidade de manutenção desses aparelhos.  

Os números dão uma ideia desse mercado: em 2020, a compra de dispositivos eletrônicos portáteis cresceu 579%, segundo dados da NeoTrust/Compre&Confie e Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). 

Em consequência, até junho de 2021 o mercado de assistências técnicas recebia 25 milhões de celulares por mês, sendo que 53% dos consumidores buscavam estes locais para consertar smartphones - um aumento de 40% em relação a 2020, de acordo com dados apurados pela plataforma on-line GetNinjas. 

E como quem tem espírito empreendedor enxerga oportunidades inclusive na crise, o empresário do ramo de peças para celulares Mohammad Menhem decidiu criar, junto com a mulher e sócia Michelle, a Station Solutions. 

Espécie de "marketplace físico" de lojistas especializados nos mais diversos tipos de gadgets, como smartphones, tablets e consoles de videogame, o pool de assistência técnica da Galeria Pagé do Brás oferece serviços de manutenção à vista do cliente, de leva-e-traz de aparelhos e até centro de capacitação para técnicos. 

Ainda que o negócio de assistência técnica tenha se popularizado em outros polos de comércio famosos da capital paulista, como a Santa Ifigênia e a própria 25 de Março, a proposta do Station Solution, que entrou em atividade no segundo semestre de 2021, é modernizar e trazer inovação ao modelo. 

NICHOS COM PAREDES DE VIDRO: PARA O CLIENTE ACOMPANHAR TUDO

Em tempos de escassez global de componentes, insumos e matérias-primas, esse modelo prevê ampliar a competitividade dos lojistas por meio da negociação conjunta com fornecedores.

Também oferece custos de aluguel menores, e investimento em comunicação estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos, serviços e da certificação dos técnicos.  

Michelle diz que a demanda pelos serviços da Station Solutions é crescente e seus lojistas registram alta de 30% nas receitas desde a inauguração. Os bons resultados, segundo ela, são explicados pelo fato de verificarem cuidadosamente a origem das peças, e "oferecerem alternativas aos preços abusivos cobrados pela manutenção desses aparelhos em alguns lugares." 

Mesmo atendendo a clientes de todo tipo, a proprietária destaca sacoleiras e visitantes do polo de moda da região do Brás de diversos estados, que aproveitam para fazer a manutenção dos dispositivos entre uma compra e outra. Assim como os sobrecarregados profissionais de saúde, atraídos pela comodidade do serviço leva-e-traz. 

"Hoje, esses dispositivos são o bem mais precioso dos clientes que, além de serem indispensáveis no trabalho, carregam seus dados confidenciais", explica. "Quando se fala em assistência técnica, credibilidade e a segurança de quem presta o serviço são essenciais. Por isso pensamos: seremos um facilitador na vida deles." 

Instalados em nichos com placas de vidro que separam cada assistência técnica por especialidade, o que permite realizar a manutenção à vista do cliente, os lojistas têm sites próprios e atendem pelo whatsapp, afirma Michelle.

Mas o pool também conta com um SAC. "Aqui, nenhum cliente sai insatisfeito: só com o problema resolvido."

'TECH CHANNEL' 

Além de Mohammad Menhem ser especialista no ramo, o foco na qualidade da prestação de serviços, aliada à formação e à atuação em psicopedagogia de Michelle, levaram a Station Solutions a investir em uma escola voltada à capacitação de novos talentos e à especialização de profissionais em assistência técnica. 

MICHELLE NO TECH CHANNEL: TEORIA, PRÁTICA E CERTIFICAÇÃO

Nomeado de "Tech Channel Centro de Capacitação", o espaço de ensino e desenvolvimento está dentro do marketplace da Galeria Pagé do Brás, oferecendo ensino teórico e prático, com direito a certificação, em laboratórios de tecnologia, gestão e demais disciplinas voltadas à atuação nesse mercado. 

Com o avanço da digitalização, a sócia-proprietária acredita que essa será a profissão do futuro. Portanto, qualquer um que quiser trabalhar ou empreender na área poderá se qualificar em assistência técnica. 

Por Mohammad trabalhar nesse meio há muitos anos, Michelle conta que ele sempre via muitas reclamações sobre técnicos que abriam celulares, mexiam, mexiam e diziam: não tem conserto. Mas não é que não tem conserto: muitos é que não sabem como executar, diz.

"A procura pelos dispositivos continua. Ninguém mais pode, nem consegue, ficar sem. Por isso nossa expectativa de ampliar os conhecimentos dos profissionais do setor para fortalecer nossa marca em nível nacional."

Segundo Michelle, o plano da Station Solutions para 2022 é levar filiais do pool de assistência técnica para outras capitais brasileiras. Já as aulas do Tech Channel serão ministradas para empreendedores de 22 países.  

FOTO: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
--
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas