Canais digitais respondem por 40% do faturamento dos pequenos negócios

Estudo do Sebrae mostra ainda que WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas digitais usadas por micro e pequenas empresas para comercializar on-line

Redação DC
20/Dez/2023
  • btn-whatsapp

As vendas pelos canais digitais respondem, em média, por 40% do faturamento de microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. O dado faz parte da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae.

O estudo mostra ainda que aproximadamente 70% dos pequenos negócios usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os segmentos onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo. Nestes segmentos, metade do faturamento é originada em canais on-line. 

O levantamento aponta ainda que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para vender são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). 

Décio Lima, presidente do Sebrae, lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é possível mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, diz. 

 

IMAGEM: Freepik

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas