Brasileiro é o que mais pesquisa antes de comprar

Estudo da TNS aponta que essa é a prática de nove entre dez consumidores. Desafio do varejo é oferecer conteúdo cada vez mais relevante para influenciar a decisão de compra

Karina Lignelli
07/Jan/2016
  • btn-whatsapp
Brasileiro é o que mais pesquisa antes de comprar

Que o brasileiro gosta de pesquisar preços ou pechinchar ninguém duvida --a temporada de volta às aulas e de compra de material escolar é uma pequena amostra disso. O estudo “Connected Life”, da consultoria global TNS, confirma esse comportamento.

Além de mostrar que somos a maioria entre os consumidores globais que fazem questão de consultar várias lojas ou negociar produtos antes de comprar (88%), tanto no ambiente online como no offline, a pesquisa também dá algumas pistas aos varejistas sobre os desafios que essa dinâmica representa no atual cenário.

Principalmente em um ambiente cada vez mais conectado, onde o cliente pode pesquisar – e fazer compras – de qualquer lugar, usando seu smartphone

No estudo, os especialistas da TNS afirmam que os consumidores ao redor do mundo estão adotando uma abordagem mais ponderada em suas compras. Portanto, marcas e varejistas devem fornecer informações e incentivos necessários para convencê-los.

“Eles devem parar de pensar apenas em publicidade e começar a se tornar verdadeiros provedores de conteúdo”, dizem.

Em resumo: para ter sucesso, é preciso um profundo entendimento de como e onde as pessoas pesquisam suas compras, “para assegurar informações no lugar certo e na hora certa.” É assim que a pesquisa pode se converter em venda. 

A seguir, alguns dos principais pontos do estudo da TNS:   

Foto: Thinkstock / Arte: William Chaussê

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas