Booking é condenada por cancelar reservas de fim de ano sem avisar
Tribunal de Justiça de SP condenou plataforma de hospedagens a indenizar clientes por danos morais após cancelamento sem comunicação prévia
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a plataforma de reservas de hospedagens Booking.com a indenizar clientes por danos morais, por ter cancelado suas reservas para as festas de fim de ano sem comunicá-los previamente.
A empresa terá que pagar R$ 2,5 mil para cada um dos três consumidores, que entraram com a ação pedindo indenização. O caso ocorreu em uma pousada de Ubatuba, Litoral Norte paulista.
A Booking.com foi procurada, mas não se pronunciou até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto para sua manifestação.
Conforme relatado no processo, os consumidores chegaram a fazer check-in na pousada, mas minutos depois tiveram as reservas canceladas, e foram expulsos do local sem receber qualquer assistência da plataforma responsável pela reserva. Os clientes afirmam ainda que foram agredidos fisicamente e sofreram ameaças da dona da pausada.
O caso já tinha sido julgado em 1ª instância, quando a plataforma foi condenado a reembolsar os clientes com o valor pago pela hospedagem, de cerca de R$ 2 mil. O processo corre na Justiça paulista desde 2022, mas foi julgado em 2ª instância em novembro último.
O desembargador Gomes Varjão, relator do recurso, decidiu que a empresa é responsável pelo ocorrido por integrar a cadeia de consumo, e entende que os fatos narrados pelos consumidores "ultrapassam aqueles vividos no cotidiano e excedem o razoavelmente esperado na vida em comunidade".
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