Boletos bancários poderão ser compensados no mesmo dia

Segundo a Febraban, mudança irá beneficiar o comércio e, no caso do e-commerce, vai agilizar o processo de entrega das mercadorias para os clientes

Redação DC
08/Mar/2024
  • btn-whatsapp

A partir do dia 15 de março será possível compensar boletos bancários no mesmo dia do pagamento. A regra valerá para boletos pagos até às 16h30. Para pagamentos após esse horário, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) a novidade, que englobará 136 bancos, será mandatória e não mudará nada para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

No ano passado, segundo a Febraban, foram gerados 4,2 bilhões de boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões.

“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1 (dia seguinte). Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (mesmo dia)”, diz Faria.

 

IMAGEM: Freepik

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas