Boa Vista: vendas do varejo recuam 0,1% em outubro na variação mensal

O resultado interrompeu uma sequência de cinco avanços consecutivos na mesma base de comparação

Redação DC
12/Dez/2023
  • btn-whatsapp
Boa Vista: vendas do varejo recuam 0,1% em outubro na variação mensal

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, registrou leve queda de 0,1% entre os meses de setembro e outubro de 2023 na comparação dos dados dessazonalizados, interrompendo uma sequência de cinco avanços consecutivos nesta base de comparação. 

Na comparação com outubro de 2022, o indicador registrou alta de 2,6%, o que contribuiu para acelerar o resultado acumulado no ano, que até o final do terceiro trimestre de 2023 era de 0,6% e agora é de 1,0%. 

Já na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento desacelerou. Em setembro, a curva de longo prazo ficou estável, mas em outubro, a perda de ritmo foi mais nítida, desacelerando para 1,3% ante 1,7%. 

“Depois de uma sequência positiva, o indicador voltou a cair e isso pode ser reflexo da diminuição do ritmo de crescimento da renda real. Essa desaceleração no início do quarto trimestre já era esperada, mas não foi só isso. Não podemos nos esquecer que o mês de outubro antecede um período de maior sazonalidade, com Black Friday e Natal. Por isso, o consumidor pode ter postergado um pouco do consumo na expectativa de aproveitar as promoções que estavam por vir”, diz Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Ainda segundo Calife, há maior cautela da parte do consumidor, que ainda vê boa parte da renda comprometida com dívidas. “Assim, ele também estaria esperando um pouco mais para ir às compras, especialmente para as compras de final de ano.” 

A expectativa do economista é que o varejo termine mais um ano com baixo crescimento.

 

IMAGEM: Vivi Andreani/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas