Boa Vista: 63% dos consumidores pretendem comprar na Páscoa
Os chocolates deixaram de ser unanimidade na data, sendo esse item o desejo de consumo de apenas metade dos consumidores. Outros alimentos e bebidas ganharam destaque
Datas comemorativas realmente dão impulso ao comércio, como mostra pesquisa feita pela Boa Vista. o estudo, que ouviu cerca de 500 consumidores em todo o Brasil, constatou que 80% deles têm o hábito de comprar em ao menos uma das datas comemorativas do varejo, sendo que 37% consomem na maioria das datas.
No caso da Páscoa, 63% pretendem fazer compras. Na comparação com igual data de 2022, houve um aumento de 29 pontos percentuais (eram 34% no ano passado). Já os que não farão compras neste ano somam 37%.
A Boa Vista também perguntou se os consumidores iriam recorrer a linhas de crédito para ampliar o consumo na Páscoa. Nesse caso, 52% afirmaram que não pretendem fazer isso e outros 25% responderam que provavelmente não farão esse movimento.
Os demais, 23%, pretendem recorre ao crédito, sendo que entre esse grupo, 25% farão com intuito de pagar dívidas já existentes e outros compromissos financeiros, além das contas de supermercado.
DESEJO DE CONSUMO
O levantamento apurou ainda quais os itens de desejo dos consumidores na Páscoa. A principal pretensão de compra são os chocolates (50%), seguida por alimentos e bebidas (26%), móveis e eletrodomésticos (5%) e lazer e turismo (5%).
O principal motor de decisão do que consumidor no período, segundo a pesquisa, está pautado em preços (38%), seguido por qualidade (30%).
“A necessidade ou a utilidade dos produtos típicos da data perdeu considerável relevância de um ano para o outro e isso pode sinalizar uma mudança de hábitos importante dos consumidores, que se mostram agora mais preocupados com outras questões que não envolvem somente o consumo de produtos, mas saber mais a respeito de quem o produz e de como o faz”, explica Calife.
LOJA FÍSICA OU E-COMMERCE?
A maior parte das compras nesta Páscoa deve acontecer em supermercados ou hipermercados, com 45% das intenções, seguida por lojas de shopping (20%), grandes varejistas (15%) e lojas de rua (10%).
Pensando no e-commerce em geral, neste ano de 2023 os consumidores demonstram maior cautela, com metade deles apostando no aumento dos gastos e outros 50% no controle ou mesmo diminuição dos gastos no canal on-line.
FORMA DE PAGAMENTO
Em 2023, houve aumento de 8 pontos percentuais na pretensão de pagamentos à vista. Dentre as opções de pagamento, o PIX tem 25% das intenções, precedido apenas pelo cartão de débito (34%) e cartão de crédito com parcela única (29%).
Já entre os consumidores que pretendem pagar parcelado as compras dessa Páscoa, 76% dizem que utilizarão o cartão de crédito. Outros 16% farão uso do PIX parcelado ou do BNPL, conhecido como “compre agora e pague depois”.
O QUE REPELE OS CONSUMIDORES
Entre os motivos apontados pelos consumidores para não irem às compras nesta Páscoa estão o aumento dos gastos com o orçamento doméstico e o comprometimento com outras contas da casa.
Entre os que não pretendem comprar na data, 22% alegam estar endividados (eram 12% em 2022), 20% afirmam não gastar dinheiro neste período (eram 17% em 2022) e 20% pretendem priorizar outras despesas (eram 33%).
O desemprego também pesou nesta decisão, passando de 4% em 2022 para atuais 9%.
IMAGEM: Tânia Rego/DC